Meio Ambiente

Publicado em: 20/11/2019 10:45 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social PMI

Samae entrega serviço de desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgoto Norte

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Ibiporã (Samae) entregou nesta terça-feira (19) o serviço de desassoreamento da Estação de Tratamento de Esgoto da região Norte - ETE Norte (saída para Sertanópolis). Concluída no mês de setembro, a Estação de Tratamento de Esgoto da região Norte retirou cerca de 900 toneladas secas de lodo das lagoas anaeróbias, equivalente a 13 mil metros cúbicos dragados.

O serviço de dragagem custou R$ 465.726,45. Foram investidos ainda com aquisição de brita R$ 25.125,00, utilizada como dreno no leito de secagem e R$ 52.325,00 com a implantação de geomembrana (manta), aplicada também na base do leito de secagem para impermeabilização da área, evitando a contaminação do solo.

O objetivo do serviço é recuperar a eficiência do sistema, atingindo os índices de qualidade estabelecidos por norma. Consequentemente promovendo melhoria nos padrões de lançamento.

A autarquia vem se capitalizando nos últimos dois anos e meio, reduzindo gastos e otimizando suas despesas, e hoje possui recursos para investimento em obras de grande porte como esta. Por meio de licitação, uma empresa especializada do interior de São Paulo foi contratada para executar o trabalho de dragagem, deságue, contenção e armazenamento de lodo a ser retirado das lagoas de tratamento do esgoto, utilizando uma tecnologia chamada de filtro bag.  “Os “bags” são estruturas confeccionadas em material geotêxtil, dimensionados para retenção de determinado volume das partículas sólidas que compõem o lodo que se acumula por um período de tempo no leito das lagoas de tratamento de esgoto. Estas estruturas são projetadas para ter resistência física de até cinco anos com capacidade de até 100 toneladas de lodo desidratado”, explica o diretor presidente do Samae, Edivaldo de Paula, o “Peri”.

De acordo com Peri, o emprego da tecnologia permitirá a otimização do tratamento de esgoto, efluente mais limpo no rio e minimização do odor. “Retirando o lodo acumulado nas lagoas de estabilização, aumenta-se o volume útil necessário para o tratamento do esgoto bruto, e também o tempo do esgoto dentro das lagoas, melhorando a eficiência de tratamento. A expectativa é que um efluente mais limpo seja lançado no rio”, detalha o diretor presidente.

Outra vantagem é a redução nos custos do transporte e destinação final do material. “O lodo quando é destinado a um aterro é pago por peso, tonelada. Obviamente o material desidratado fica muito mais barato, pois há uma redução de cerca de 20% do volume inicial”, ressalta.

ETE SUL (em andamento)

Já na Estação de Tratamento de Esgoto da região Sul foram retiradas até o momento cerca de 260 toneladas de lodo, de um total de 700 toneladas. A obra está prevista para ser concluída em fevereiro de 2020. O custo total da obra, incluindo dragagem, manta de impermeabilização (geomembrana) e brita ficou na ordem de R$ 422,577,73.

O serviço de dragagem e deságue nas Estações foram executados pela empresa Ecobulk (Indústria e Serviços para Proteção Ambiental).