Junta Militar

Publicado em: 21/11/2019 10:31 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Reservistas prestam juramento à bandeira e recebem CDI em Ibiporã

Reservistas prestam juramento à bandeira e recebem CDI em Ibiporã Reservistas prestam juramento à Bandeira Nacional em Ibiporã

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Junta de Serviço Militar, realizou na manhã deta segunda-feira (18), no Cine Teatro Padre José Zanelli, a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDIs) e Compromisso à Bandeira Nacional para 135 reservistas do município da classe de 2001 e anteriores, dispensados da prestação Serviço Militar inicial no município de Ibiporã.

A cerimônia foi presidida pelo tenente Agemir Augusto Pereira, instrutor-chefe do Tiro de Guerra de Londrina, Dentre as autoridades presentes, o prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar de Ibiporã, João Coloniezi, secretários, vereadores, pais e familiares dos reservistas.

Durante a cerimônia, os jovens realizaram o juramento diante da Bandeira do Brasil, comprometendo-se a defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, se necessário, caso sejam convocados em momentos emergenciais.

Após o canto do Hino Nacional, o tenente Augusto se pronunciou aos jovens dispensados sobre o significado do ato solene. O prefeito João Coloniezi também discursou, ressaltando a nossa responsabilidade e importância de cumprirmos o nosso papel como cidadãos brasileiros.

Na sequência, as autoridades fizeram a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação a todos os jovens.

Mesmo sendo dispensados, todos aqueles que recebem o CDI permanecem à disposição do Ministério da Defesa até completar 45 anos, e poderão ser convocados em casos de calamidade pública ou mobilização nacional.

O CDI é um documento muito importante, pois, sem ele, o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, e, até mesmo, assumir cargos públicos.

O cidadão que não compareceu à cerimônia poderá retirar o CDI na Junta Militar, localizada na Prefeitura Municipal de Ibiporã (Rua Padre Vitoriano Valente, 540). Após 90 dias, o certificado é mandado para incineração e o reservista deve solicitar uma segunda via, caso necessite do documento.