Obras

Publicado em: 21/11/2019 19:44 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Entrega da revitalização da Taquara do Reino será nesta sexta-feira (22)

Entrega da revitalização da Taquara do Reino será nesta sexta-feira (22) Vias recuperadas recebem nova sinalização viária

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Obras, entrega nesta sexta-feira (22), às 9 horas, as obras de revitalização no bairro Taquara do Reino.

Todas as ruas do bairro localizado na área rural de Ibiporã foram recuperadas, sendo executados aproximadamente 10.600m² de pavimentação, reparos de meio fio e sarjeta, e sinalização viária. O valor investido na obra é de cerca de R$500 mil, provenientes de recursos municipais. “Foi necessário recapear todas as ruas do bairro, pois o pavimento se encontrava muito deteriorado devido à falta de manutenção. Trata-se de uma melhoria viária muito aguardada por estes cerca de 800 moradores do bairro”, ressalta o secretário de Obras, Alexandre Ferreira.

O recape asfáltico da Taquara do Reino está contemplado no cronograma de pavimentação – divulgado pelo governo municipal no final de março - de várias ruas em 12 bairros de Ibiporã. Segundo o Contrato de Rateio com o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), são 121.500 m² de recape, no valor de R$ 1.195.156,50.

Neste lote, foram contemplados bairros cujas ruas havia muito tempo necessitavam de intervenção, como é o caso da Taquara do Reino e do Residencial Terra Bonita, que também teve o pavimento de todas as vias recuperado. Além da melhoria na pavimentação, foram executados os serviços de tapa buraco, limpeza de vias, podas de árvores e desobstrução de bocas de lobo.

Vias com tráfego mais pesado receberam tratamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Já as ruas da maioria dos bairros estão recebendo o micropavimento, adquirido junto ao Cindepar. Esta técnica de recapeamento asfáltico é mais rentável e eficiente, sendo executada com a aplicação da mistura asfáltica a frio. Por conter polímeros em sua composição, o micropavimento impermeabiliza a via, aumentando a durabilidade do asfalto. “O asfalto recuperado leva dignidade aos moradores, melhorando as condições de trafegabilidade, além de assegurar a segurança e conforto dos pedestres e motoristas”, enfatiza o prefeito João Coloniezi.

Desde 2017 o governo municipal já recapeou cerca de 700 mil m² de vias do município, totalizando investimentos de aproximadamente R$6 milhões. Reivindicações antigas dos moradores foram atendidas, como a Avenida Paraná, a Rua Porecatu, no Jardim San Rafael, Jardins John Kennedy, Santa Paula, Cinquentenário, Pedro Esplendor, Recanto Tibagi e Serraia.

Próximos bairros

Atualmente está sendo executado o recape asfáltico nos Jardins Bom Pastor e Dom Bosco. Em seguida, serão os conjuntos vizinhos - João Megid, Antônio Guilherme e Canadá e, em seguida, Jardim San Rafael.

Entrega da revitalização da Taquara do Reino

Quando: 22 de novembro (sexta-feira)

Local: Rua Ibiporã, em frente à Capela São José