Publicado em: 29/11/2019 12:39 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Sábado (30) é “Dia D” de vacinação contra o sarampo

Neste sábado (30) acontece o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, encerrando a segunda etapa da campanha nacional, iniciada em 18 de novembro. Nessa etapa, serão imunizados os adultos de 20 a 29 anos que não tenham tomado duas doses da vacina ou que estão com a imunização incompleta.

Em Ibiporã, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Eugênio Dal Molin estará aberta das 8 às 17 horas para atender a população. A UBS do Jardim John Kennedy, bairro no qual amanhã o governo municipal entregará as obras de revitalização do local, estará aberta das 8 às 12h para a vacinação. Além disso, haverá a coleta de preventivo na unidade. A Secretaria Municipal de Saúde também estará com uma tenda imunizando os munícipes durante o evento “Tarobá no Bairro”, em frente à praça do Jardim John Kennedy, das 9 às 13 horas. “As pessoas na faixa etária dos 20 a 29 anos devem levar um documento com foto e o cartão de vacinação. Caso só tenha apenas uma dose, vai precisar tomar a segunda e, se por ventura não tiver nenhuma dose, iremos começar o esquema vacinal com duas doses, com intervalo de 30 dias”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini.

A primeira etapa de vacinação, realizada de 7 a 25 de outubro, foi voltada para crianças de seis meses a cinco anos incompletos, que são mais vulneráveis às complicações do sarampo. A realização desta segunda etapa é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão do sarampo, reduzir o risco da doença e imunizar não vacinados ou com esquema incompleto para o sarampo.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Segundo o último boletim epidemiológico com dados do sarampo no Paraná, divulgado na quarta-feira (27) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 479 pessoas tiveram ou estão com a doença atualmente no Estado. Cinquenta novos casos foram confirmados apenas na última semana. A maior concentração de pessoas infectadas é em Curitiba, com 306 casos e na região metropolitana soma-se mais 129. Ibiporã ainda não possui nenhum caso confirmado de sarampo.

Durante o período da campanha em Ibiporã, além da disponibilização da vacina nas nove UBSs, houve vacinação nas empresas, em domicílios, e divulgação no comércio, igrejas e comunidade em geral.

“Dia D” de vacinação contra o Sarampo

Público-alvo: adultos de 20 a 29 anos que tomaram uma ou nenhuma dose da vacina.

Quando: 30 de novembro (sábado)

Local: UBS Dr. Eugênio Dal Molin (em frente à Prefeitura) – 8 às 17 horas

UBS do Jardim John Kennedy – Rua Brasil, n° 353. 8 às 12 horas

Evento “Tarobá no Bairro”, em frente à praça do Jardim John Kennedy – 9 às 13h.

***Levar carteira de vacinação e documento com foto.