Administração

Publicado em: 02/12/2019 15:44 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeitura participa da culminância do Programa A União Faz a Vida da APAE

Os alunos da APAE de Ibiporã tiveram uma manhã diferenciada nesta sexta-feira (29). A data foi escolhida para o evento de culminância do Programa A União Faz a Vida, que é promovido pela Cooperativa de Crédito Sicredi, em parceria com as instituições de ensino municipais de vários municípios. Em Ibiporã, a ação é desenvolvida com os alunos de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, e, neste ano, foi estendido também aos alunos da Escola João XIII.

Nesta sexta-feira eles apresentaram trabalhos e oficinas que foram realizadas durante o ano letivo. Temas como a preservação do meio ambiente, da água, culinária, medicina alternativa, entre outros, foram trabalhados. Os alunos visitaram pontos como a estação de captação de água de Ibiporã localizada no Rio Jacutinga. Eles também colocaram literalmente a mão na massa para produzir alimentos como bolos, e conheceram de perto plantas utilizadas para fazer chás, por exemplo, dentre outras atividades.

O presidente da APAE de Ibiporã, Gilson Mensato, entende que foi importante desenvolver o Programa também com a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, porque eles têm muito a oferecer, desde que lhes seja dada oportunidade. “A pessoa com deficiência precisa ter o seu potencial explorado até o último. Tudo isso aqui hoje é o resultado da mãozinha de cada um. Agradeço aos professores que se empenharam, se dedicaram que muitas vezes trouxe até material de casa para realizar os trabalhos. A APAE só é o que é, por conta dos alunos e professores”, expôs Mensato.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, é uma alegria muito grande ver que o Programa A União faz a Vida tem abrangido a educação ibiporaense por um todo. “Agradeço ao Sicred que teve a sensibilidade de apresentar esse Programa tanto no ensino regular, que já dá um resultado extraordinário, e agora experimentamos com a educação especial. Essa é a verdadeira inclusão que qualquer processo possa pedir para a sociedade. Nossa parceria tem sido frutífera e agora fechamos o ano de 2019 trazendo também os frutos da APAE de Ibiporã. Estão todos de parabéns e nós estamos muito felizes”, destacou Margareth.

Ao fazer o uso da palavra, o prefeito João Toledo Coloniezi se mostrou emocionado com os resultados apresentados. “Ver o resultado do esforço que vocês, a dedicação dos profissionais, ou seja, ver o que vocês tiveram que desenvolver pessoalmente para chegar nesse resultado, me emociona. Nesse dia de culminância, eu exponho a vocês que estou feliz de mais e muito contente em ver que aqui dentro da escola João XIII vocês produziram trabalhos maravilhosos e lindos. O meu carinho vai para todos que trabalharam e se dedicaram nesse ano inteiro. Parabéns à APAE e ao Sicredi pela parceria. Isso é digno de comemoração”, discursou o prefeito.

Ao final do evento os alunos apresentaram a sala de artesanato que contem produtos produzidos por eles. O dia ainda teve pipoca e algodão doce, além de um lanche diferenciado. Os alunos do turno vespertino também realizaram a apresentação de seus trabalhos.