Defesa Civil

Publicado em: 02/12/2019 16:54 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Defesa Civil participa de simulado de incêndio em Londrina

Defesa Civil participa de simulado de incêndio em Londrina Evento simulou vazamento de gás de grandes porporções em uma empresa

Como membro do Plano de Auxílio Mútuo Metropolitano (PAM), a Defesa Civil de Ibiporã particiou na última quarta-feira (27) de um simulado em uma empresa comercializadora de gás, localizada no pool de combustíveis de Londrina. O evento contou também com a participação da Secretaria Municipal de Defesa Social de Londrina, por meio dos agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Corpo de Bombeiros e brigadistas da empresa.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Ibiporã, Euller Alexandre Gualberto, o evento simulou um vazamento de grande proporção e que contou, inclusive, com simulação de resgate de pessoas feridas. “A ação faz parte de um plano de treinamento que acontece dentro de um prévio planejamento e visa minimizar os efeitos de um desastre. O objetivo do treinamento foi foi dar uma resposta rápida e eficiente, tanto na contenção do vazamento de gás nas carretas  de carregamento, como na prestação de socorro às vítimas (atores) envolvidas no acidente”, explicou Gualberto.

Instituído em 22 de fevereiro de 2018, o PAM reúne a Defesa Civil dos municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina e tem o objetivo de capacitar empresas a atuarem em conjunto em acidentes e desastres de proporções variadas, bem como levá-las a um maior entrosamento com as comunidades e órgãos públicos a fim de que, quando da ocorrência de tais acidentes e desastres, possam-se minimizar os impactos à saúde, segurança e meio ambiente.

A função da Defesa Civil, em eventos como esse, é avaliar as ações de segurança, diretrizes e protocolos a serem observados em caso de emergência. Em uma situação real os integrantes da coordenadoria são os responsáveis por pensar nas medidas que deverão amenizar efeitos colaterais, bem como acionar os demais órgãos de segurança pública, entre outras secretarias.