Saúde

 

Publicado em: 03/12/2019 14:35 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini - Núcleo de Comunicação Social – PMI. Com informações da Ascom/CFO

Ibiporã é 1º Lugar em Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal


Whatsapp

 

Ibiporã é 1º Lugar em Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal Iniciativa premia municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas d

A qualidade da assistência odontológica prestada pelo governo municipal à população de Ibiporã foi novamente reconhecida nacionalmente. O prefeito João Coloniezi e o secretário de Saúde, Paulo Zapparoli, estiveram em Brasília na última quarta-feira (27) para receber o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal na categoria populacional entre 20.001 e 50.000 habitantes, concedido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). São premiados municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal, no último ano.


A solenidade contou com a presença de prefeitos e coordenadores municipais de saúde bucal dos nove municípios vencedores dessa edição, além de autoridades e parlamentares que defendem a causa odontológica no Congresso Nacional.


Nesta 11ª edição do Prêmio, são cinco municípios vencedores na categoria até 20 mil habitantes, uma por macrorregião – Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste, Sul – e quatro municípios vencedores nas categorias populacionais – entre 20.001 e 50.000 habitantes, entre 50.001 e 100.000 habitantes, entre 100.001 e 500.000 habitantes e acima de 500.000 habitantes. Em caráter inédito, a edição 2019 também registrou um número recorde de inscritos, três vezes mais do que a média anual.


Além de Ibiporã, outras duas cidades paranaenses obtiveram a primeira colocação em 2019 – Figueira, na categoria  de municípios com até 20 mil habitantes -, e Curitiba, na categoria acima de 500.000 habitantes.


As escolhas das melhores cidades obedeceram aos critérios técnicos analisados pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CFO. Os membros da comissão analisaram informações e documentos comprobatórios das prefeituras dos municípios inscritos que se destacam no atendimento odontológico, enquadrados em requisitos como, por exemplo: manter o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família (PSF), possuir Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar.



Ibiporã já havia ficado em primeiro lugar nessa categoria em 2015, e no ano passado faturou o primeiro lugar dentre as cidades do Paraná e a segunda colocação na categoria de municípios com até 50 mil habitantes. Além de troféu e certificado, os municípios primeiros colocados ganham uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas; suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico. A entrega e instalação individual das cadeiras odontológicas estão previstas para acontecer no 1º semestre de 2020.

 

A coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Rogéria Cristina Calastro de Azevedo, ressaltou que iniciativas como estas reconhecem boas políticas públicas e incentivam o desenvolvimento de novos projetos e programas de Saúde Bucal no país: “Atualmente, o Brasil conta com 27.283 equipes de saúde bucal e muitas delas podem ter nessas experiências uma referencia para o alcance de ações e serviços inovadores, qualificados, e organizados voltados à população de seu território. Essa premiação é de grande relevância, dando destaque e motivação à atenção primária e, principalmente, para as equipes de saúde bucal de todo o país, valorizando em todo o território nacional os profissionais envolvidos e, sobretudo, fomentando a qualificação da assistência odontológica à população, através do beneficio da cadeira odontológica para ampliação da oferta de serviços”, valorizou a representante do Ministério da Saúde.


Durante a solenidade, o prefeito João Coloniezi enfatizou que mesmo em meio a todas as dificuldades que os municípios enfrentam, Ibiporã ainda consegue inovar e oferecer à população o melhor possível em saúde. “A cadeira recebida na primeira vez está sendo utilizada no recém inaugurado Pronto Atendimento Odontológico (PSO), instalado dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. O PSO é um projeto piloto, que funciona de segunda a sexta-feira, das 17 às 21, para atender os casos classificados como de urgência e emergência, como para o alívio da dor, por exemplo. “Com o PSO passamos a olhar para aqueles indivíduos que normalmente não podem procurar atendimento nos horários padrões, mas que sofrem com uma dor de dente, por exemplo. A maioria das UPAs não dispõe desse tipo de serviço, mas Ibiporã é diferenciada. Mesmo em meio a toda dificuldade que enfrentamos na Saúde nacional, o município continua colocando serviços novos à disposição da população”, salientou o prefeito.


Para o secretário de Saúde, o prêmio do CFO é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho sério e comprometido dos profissionais de saúde bucal, e os esforços do governo municipal para prestar bons serviços à população.  Nossa equipe nos orgulha por ser valente e por trabalhar intensamente. Essa união de esforços é o nosso diferencial e é o que tem trazido resultados ao município”, enalteceu Zapparoli.


Segundo a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paola Fernandes, o posicionamento de Ibiporã entre os municípios brasileiros com melhor atendimento odontológico é devido aos investimentos realizados pela Administração Municipal, no que concerne à estrutura e ao aperfeiçoamento profissional na área de odontologia. “A estrutura na qual são oferecidos os serviços odontológicos aos munícipes, como também a capacitação constante dos profissionais atuantes na área, a fim de cumprir nosso compromisso de manter um atendimento de qualidade, são fatores responsáveis por esse mérito. Tanto a gestão como a equipe têm uma visão diferenciada sobre a saúde bucal. Aqui em Ibiporã é tradição. O dentista vai além das paredes do consultório”, destacou Ana Paola.

 


Imagens