Publicado em: 04/12/2019 18:27 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Ibiporã participa da Semana de Combate ao Aedes

Ibiporã participa da Semana de Combate ao Aedes Agentes de endemias panfletam no centro de Ibiporã

No período de 2 a 6 de dezembro acontece a “Semana Nacional de Combate ao Aedes”. Articulada pelo Ministério da Saúde, a mobilização aponta diretrizes para o fortalecimento de medidas de prevenção e eliminação de focos de Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya nas dependências das unidades de saúde, escolas e demais locais de trabalho.

Em Ibiporã, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Endemias, está realizando algumas atividades visando a conscientizar a população sobre a necessidade de se prevenir a proliferação do mosquito evitando o acúmulo de água. Esta semana os agentes de combate às endemias estão orientando a população por meio da entrega de panfletos com informações sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito e dicas e prevenção. A ação ocorre no comércio e indústrias do Parque Industrial. Mutirões de limpeza também serão realizados nos bairros onde foram encontrados mais focos do Aedes aegypti.A maior parte dos focos do mosquito está nos quintais das casas, principalmente no material reciclável, tais como copos e garrafas, além de bebedouros de animais, o que indica que a população está deixando a água acumular nesses recipientes, tornando-os ambientes ideais para a rápida reprodução do mosquito”, alerta o coordenador de Endemias, Aldemar Galassi.

Segundo Galassi, é fundamental o apoio da população para evitar que Ibiporã passe por mais uma epidemia de dengue. “A eliminação da dengue depende, principalmente, da mudança de hábitos e atitudes. A limpeza dos jardins, varandas e qualquer espaço aberto deve ocorrer, no mínimo, a cada sete dias. Em 10 minutos já é possível acabar com os criadouros. Onde tem água parada pode ter dengue e a doença pode matar”, lembra Galassi.

O governo municipal segue com ações contínuas de prevenção e combate à dengue, tais como ciclos de tratamento e remoção dos criadouros em 100% do território (iniciado o sexto ciclo); trabalho de recuperação das casas vazias aos sábados; bloqueio de casos, “Bota Fora” (programa da Prefeitura que recolhe móveis, eletrodomésticos e entulhos em pequenas quantidades em toda a cidade), limpeza de fundos de vale, trabalhos educativos em escolas, empresas e igrejas e capacitação dos servidores de saúde para melhor notificação, diagnóstico e tratamento da doença.

Conforme levantamento realizado pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, no período epidemiológico de 29 de julho de 2018 a 27 de julho de 2019, foram notificados 3.053 casos de dengue em Ibiporã, sendo 1.369 positivos. Duas mortes foram registradas no período - um homem de 80 anos e uma mulher de 54. Dois casos de febre chikungunya (autóctone – contraído no próprio município) também foram diagnosticados este ano em Ibiporã.

No atual período epidemiológico, iniciado em 28 de julho, já foram 523 notificações, sendo 25 positivos. “Temos a circulação dos subtipos 1 e 2 da doença. Pessoas infectadas por subtipos diferentes em um período de seis meses a três anos podem ter uma evolução para formas mais graves da dengue”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini.

FAÇA A SUA PARTE!!!!!

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim, as medidas preventivas envolvem o próprio quintal e também os dos vizinhos. É simples e rápido combater o Aedes aegypti. Siga essas dicas:

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo;

Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas;

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso;

Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico;

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente;

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado;

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;

Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água;

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo;

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água,como bambu, bananeira, gravatá, babosa, espada-de-são jorge ou retire semanalmente a água das folhas;

Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso;

Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água;

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria;

Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela;

Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo;

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana;

Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda;

Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito;

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água;

Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.