Saúde

Publicado em: 05/12/2019 15:53 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

Ibiporã sedia reunião técnica de atualização sobre sífilis adquirida e sífilis em gestantes

A Prefeitura do Município de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã, promoveu nesta quinta-feira (05) uma reunião técnica de atualização sobre sífilis adquirida e sífilis em gestantes, voltada aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Laboratório Municipal e hospitais de Ibiporã. Também foram convidados profissionais de cidades vizinhas. O encontro teve o apoio da 17ª Regional de Saúde de Londrina.

De acordo com a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini, o objetivo do encontro foi medir o nível de conhecimento dos participantes antes das palestras e ao final da atualização. “Inicialmente os participantes responderam a um questionário de pré-teste sobre os conhecimentos. Ao final, após todas as apresentações, nós fizemos uma análise comparando quantas questões eles acertaram, quais os profissionais que mais acertaram, e quais dúvidas foram resolvidas. Posteriormente pretendemos identificar possíveis lacunas, que podem ser trabalhadas em outras ações de atualização”, explicou.

A coordenadora falou aos presentes sobre a situação epidemiológica no município e sobre a importância da notificação. Já a equipe da 17ª Regional contribuiu com a presença do enfermeiro Luis Toshio Ueda, que falou sobre os exames laboratoriais e sobre os testes rápidos, e com a presença do médico ginecologista, Luis Carlos Baldo, que discursou sobre a sífilis adquirida e sobre a sífilis em gestante.