Educação

Publicado em: 10/12/2019 16:08 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Nesta quarta-feira (11) tem formatura do Proerd em Ibiporã

O Comando do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizam nesta quarta-feira (11), às 19h30, no Ginásio de Esportes Pedro Dias (Munhecão), solenidade de formatura dos estudantes que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Haverá entrega de certificados e premiação das 10 melhores redações produzidas no período de orientação dada pelos policiais militares do Paraná.

O Proerd começou em 1982, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil, o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros. No Paraná, o programa chegou no ano 2000, e em 2001 foi implantado em Cornélio Procópio. Em Ibiporã, o Proerd é desenvolvido há 17 anos, tendo diplomado cerca de 10 mil alunos.

O Programa é realizado nas escolas por Policiais Militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização da vida e a importância de manter-se longe das drogas. Após 10 encontros as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se afastadas das drogas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o programa de conscientização sobre as drogas e a violência incentiva os jovens a buscar uma vida paralela a elas, movida por tomadas de decisões com responsabilidade, visando o bem estar pessoal e social.

O Proerd é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde é desenvolvido. Outro fato ressaltado é a mudança de visão que os alunos têm dos policiais, que passam a vê-los como amigos e alguém que irá protegê-los. Bullying, educação no trânsito, inclusão social e o trabalho da Polícia Militar também foram abordados durante as aulas.

Solenidade de formatura do Proerd

Quando: 11 de dezembro (quarta-feira)
Onde: Ginásio de Esportes Pedro Dias (Munhecão)
Horário: 19h30