Educação

Publicado em: 12/12/2019 16:03 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

586 alunos participam da formatura do Proerd e do 5º ano do ensino fundamental I

A última quarta-feira, dia 11 de dezembro, foi o dia escolhido para formar oficialmente os 586 alunos dos 5º Anos, pertencentes à Rede Municipal de Ensino, no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Paraná, em parceria com a Prefeitura do Município de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Educação. Os alunos das 13 escolas municipais receberam o certificado de conclusão do curso, que chega à sua 18ª edição em Ibiporã.

Realizado pelo Comando do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitário da Polícia Militar, o Proerd é realizado nas escolas por policiais treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e, através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização da vida e a importância de manter-se longe das drogas. Após 10 encontros, as crianças recebem o certificado, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se afastadas das drogas.

A secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, destacou a emoção em ver tantos jovens se comprometendo a dizer não às situações de perigo contra a vida e a saúde. “É muita emoção olhar para esses meninos e meninas, onde muitos estão conosco desde os primeiros meses ou anos de vida na Educação Infantil, e que hoje concluem o 5º ano firmando o acordo em manter-se longe das drogas. Fora isso, vocês aprenderam com a Educação Municipal tantas outras coisas como educação financeira, a importância do cooperativismo, e, por fim, também saem para o 6º Ano aprendendo a preservar-se daquilo que não é saudável através do Proerd. Parabéns a todos os formandos”, destacou.

O primeiro tenente Prado, comandante da 4ª Cia da Patrulha Escolar Comunitária de Londrina, agradeceu aos colegas de farda pelo brilhante trabalho que exercem, bem como à Administração Municipal pelo apoio. “Mais uma vez é uma enorme alegria estar em Ibiporã para celebrar a formação de mais uma turma no Proerd. Agradeço a dedicação dos meus instrutores, especialmente aos soldados Silvia e Mendes, que formaram diversos municípios da nossa região. Para mim é uma honra trabalhar com todos na Patrulha Escolar e, se Deus quiser, estaremos juntos por longos anos”, agradeceu.

Por fim, foi a vez de o prefeito João Toledo Coloniezi . Ele enfatizou que em Ibiporã todos são tratados de forma igual e recebem a melhor educação possível em todos os sentidos. “Olhando para o contingente de alunos, não conseguimos distinguir quem é que estuda em cada unidade escolar, e isso significa que o tratamento dado pela Secretaria de Educação para todas as escolas do município de Ibiporã é extremamente igualitário. É a mesma merenda, o mesmo nível de transporte, a mesma qualificação dada aos educadores, o mesmo material didático e, até mesmo, a mesma prova que se realiza na unidade mais distante ou na mais próxima do Centro. Eles aprendem todos juntos. Esse trabalho do Proerd é maravilhoso e extremamente importante para as nossas crianças”, discursou.

Dentro da cerimônia de formatura, os autores das dez melhores redações produzidas contando sobre o que significa o Programa e qual a sua importância na vida, foram chamados a frente para receberem uma medalha de reconhecimento, bem como uma lembrança. A aluna Ana Beatriz Silva Carvalho foi convidada a ler a sua redação, que foi uma das escolhidas para serem premiadas.

Breve histórico sobre o Proerd

O Proerd foi criado no ano de 1982, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros. No Paraná, o programa foi implantado no ano 2000 e em 2001 foi inicializado em Cornélio Procópio. Em Ibiporã, o Proerd é desenvolvido há 18 anos, tendo diplomado mais de 10 mil alunos.

Formatura dos 5º Anos

Logo após o término da cerimônia de formatura do Proerd, deu-se início à formatura dos quinto anos do Ensino Fundamental I, que também rendeu apresentações e homenagens aos alunos. A aluna Nicole Kaduta foi convidada a cantar a música “Não Pare”, como forma de prece a Deus pedindo que abençoe aos formandos e aos presentes.

Em seguida foi a vez da aluna Gabriela Fernandes Araújo, do Complexo Ivanildes Gonçalves Nalin, fazer a leitura de uma carta em agradecimento aos pais. Durante a cerimônia, os alunos ainda apresentaram a música “Daqui pra frente”. Rafaelly Fernanda de Almeida, aluna da Escola Almerinda Felizetti do Nascimento, foi a oradora do juramento ao ensino e aprendizagem.

Um videorretrospectiva foi apresentado contendo algumas imagens do ano letivo. E para finalizar, a música “Happy”, de Pharrell Williams, animou a todos em uma coreografia cheia de energia. No encerramento, todos receberam o certificado de conclusão do Ensino Fundamental I.