Publicado em: 16/12/2019 16:36 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Secretaria do Trabalho forma novas cabeleireiras

Secretaria do Trabalho forma novas cabeleireiras Curso foi ofertado gratuitamente pela Sec. do Trabalho em parceria com o Senac

O mercado de trabalho de Ibiporã está ganhando 15 novas cabeleireiras. Na última sexta-feira (13) a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária, formou a turma de 2019 do curso profissionalizante de cabeleireiro, em parceria com o Senac-Londrina. A solenidade contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, dos secretários de Indústria e Comércio, Antonio Antonholi, e do Trabalho, Mariana Romana, além de alunas do curso e instrutoras.

O curso, realizado nas dependências do Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), durou cinco meses (400 horas). As alunas aprenderam desde como calcular as despesas, montar um salão, até procedimentos como corte, pintura, química, hidratação, alisamento, penteados, mudanças no volume e curvatura dos cabelos.

No encerramento das atividades, as alunas tiveram que provar na prática o que aprenderam durante o curso por meio do Projeto Integrador. O objetivo foi transformar mulheres com as técnicas aprendidas no curso, elevando a autoestima e realçando a  beleza das mesmas.

Segundo Maria Romana, a conclusão de um curso profissionalizante representa a possibilidade de novos horizontes para este grupo de mulheres, visto que muitas não têm experiência na área. Ainda conforme a secretária, muitas aproveitaram a oportunidade para participar de outros cursos gratuitos na área da estética ofertados no CTTI, tais como manicure, pedicure e design de sobrancelha. “O mercado da estética está em alta. O brasileiro gosta de se cuidar. Esses cursos atendem a uma demanda crescente por profissionais qualificados na área, e elas tiveram uma formação de excelência e estão preparadas para os desafios, tanto é que ainda durante o curso algumas alunas já começaram a empreender, atendendo em casa”, revelou a secretária.

Durante a formatura, as futuras profissionais da beleza destacaram o profissionalismo e dedicação das instrutoras, a estrutura do CTTI e o apoio oferecido pelo governo municipal.

A Prefeitura de Ibiporã tem uma política bem definida de geração de emprego e renda por meio da oferta gratuita de excelentes cursos de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e ampliação e atração de novas indústrias. Nos últimos três anos, o CTTI já treinou e preparou mais de 1.800 pessoas nas mais diferentes áreas, tais como gastronomia, beleza, administrativo, saúde, construção civil, confecção, dentro outras.