Publicado em: 20/12/2019 16:40 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Mostra Gastronômica valoriza sabores regionais

Mostra Gastronômica valoriza sabores regionais “1ª Mostra Gastronômica de Ibiporã” ocorreu terça-feira (17), no CTTI

Alunos que se capacitaram na área da gastronomia em cursos gratuitos ofertados pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária, mostraram todas as técnicas aprendidas por meio da elaboração de pratos que valorizaram a história, cultura e sabores regionais na “1ª Mostra Gastronômica de Ibiporã”. O evento, que foi promovido pela Cooperativa de Ibiporã Gourmet (Coopib), com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio das Secretarias Municipais do Trabalho e Cultura e Turismo, e Senai e Senac, aconteceu na noite da última terça-feira (17), no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI). Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento, o qual ofereceu degustações de pratos com características históricas e regionais elaborados por quatro chefs de Londrina e Cambé – Rodrigo Bernardes (eleito melhor chef do Paraná pelo Prêmio Dólma - 2017/2018), Marcelo Furuti, Élsio Brazão e Adriana Queiroz – com o auxílio dos alunos.

Dentre os pratos degustados – porco do mato com purê de batata; frango com polenta e crispy de couve; dadinho de tapioca com geléia apimentada; costela defumada com farofa crocante; sanduíche de costela com maionese verde e arroz carreteiro. De sobremesa, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e café; doce de abóbora com coco e doce de mamão. As opções salgadas foram vendidas ao preço único de R$10,00. Já os doces a R$3,00. Toda a renda foi revertida para a cooperativa, que está se estruturando.

Coordenador dos cursos de panificação e confeitaria do Senai/Londrina, o chef Rodrigo Bernardes ministrou este ano o curso de panificação no CTTI.  “Os alunos foram muito dedicados, comprometidos e estão preparados para o mercado de trabalho. A mostra gastronômica é uma excelente vitrine para eles, além tornar conhecida esta ótima ideia de se organizarem por meio de uma cooperativa”, elogiou o chef Bernardes.

Professor de Gastronomia do Senac Londrina, Marcelo Furuti ensinou diversas técnicas e paladares ao alunos dos cursos de sanduíche gourmet, panificação, técnicas de confeitaria, carnes e saladas e pizza realizados no CTTI. “O contato com eles foi enriquecedor, pois demonstraram muito interesse em aprender, trocar experiências. Agradeço também o apoio do governo municipal ao acreditar na força e credibilidade dos cursos ofertados pelo Sistema S, além de incentivar a qualificação profissional e a valorização da culinária regional”, ressaltou Furuti.

Presidente da Coopib, o cozinheiro Luiz Antonio Boim encontrou nos cursos ofertados pela Secretaria do Trabalho a possibilidade de mudar de carreira e se qualificar para concretizar um sonho. “Era comerciante, mas sempre gostei de cozinhar. Ao assistir a um wokshop sobre panificação ministrado pelo Rodrigo e a Adriana vi que era a profissão que desejava seguir. “Meu primeiro curso no CTTI foi o de cozinha industrial e depois não parei mais – salgadeiro, técnica de confeitaria, panificação. Os instrutores do Senai e Senac são altamente qualificados, a cozinha do CTTI é super equipada e temos todo o apoio dos servidores da secretaria. Já cozinho para eventos particulares em Ibiporã e região e acredito que terei um futuro promissor, pois há uma grande demanda nesta área, mas falta mão de obra especializada. A cooperativa reúne pessoas com o mesmo ideal, que é oportunizar a qualificação profissional, geração de renda, oferecendo à população produtos de qualidade, que valorizam os produtores locais, a preços acessíveis”, comentou Boim.

Auxiliando o chef Rodrigo no preparo do arroz carreteiro, Elisete de Oliveira está satisfeita com o aprimoramento profissional adquirido nos cursos do CTTI. “Já trabalho em restaurante e como almejo crescer na carreira participei das aulas de panificação e confeitaria e confeitaria francesa. Os cursos abriram meu horizonte. Sou mãe e pai e espero me destacar no mercado. Continuarei me capacitando. Ganhei uma bolsa e a partir de 2020 começo a cursar Gastronomia em uma faculdade de Londrina”, revelou Elisete.

A secretária do Trabalho, Maria Romana, avaliou positivamente o evento. “Mesmo com chuva e mudança do local um bom público prestigiou a mostra gastronômica. Isso é uma demonstração de que Ibiporã tem um público que valoriza a culinária local. Sugerimos a formação da cooperativa e os alunos abraçaram a causa. O objetivo é incentivar o empreendedorismo, a geração de renda por meio de um programa de Economia Solidária sustentado pelos conceitos-chave de autogestão, cooperação, solidariedade e viabilidade econômica”, concluiu a secretária.