Publicado em: 27/12/2019 12:42 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

CCI encerra atividades com almoço natalino

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para os idosos, conhecido por CCI (Centro de Convivência do Idoso), mantido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Assistência Social, encerrou as atividades de 2019 na terça-feira (17), com o tradicional almoço de Natal, realizado no salão de festas do espaço. Cerca de 180 idosos participaram da confraternização, que foi prestigiada pelo prefeito João Coloniezi, secretária de Assistência Social, Lívia Suguihiro, a coordenadora do CCI, Sandra Cristina Mendes, equipe da pasta e demais servidores.

Antes do almoço, os idosos exibiram ao público presente seus talentos artísticos, desenvolvidos nas oficinas de canto, dança e teatro ofertados pelo CCI. Houve apresentação do coral, encenação da peça “MãeTerra”, sobre os cuidados com o meio ambiente, além de uma participação especial de uma dupla (mãe e filha) de dançarinas japonesas de dança do ventre. No almoço, preparado com muito carinho pelas cozinheiras do centro de convivência, foi servido arroz, feijão, salada, mandioca com bacon e carne assada. De sobremesa, sorvete. A tarde de diversão foi completada com amigo secreto e show de prêmios.

A coordenadora do CCI ressalta que o almoço de Natal é uma forma de celebrar o nascimento de Jesus Cristo com alegria, união, e também agradecer a todos pela participação nas atividades promovidas pelo serviço ao longo do ano. "Procuramos festejar as datas comemorativas, como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Pais, Festa Junina porque estas e outras atividades fortalecem o vínculo entre eles, elevam a autoestima e autonomia dos idosos", pontua Sandra.

Em sua fala, o prefeito João Coloniezi agradeceu o empenho de toda a equipe da Assistência Social ao desenvolver atividades que contribuam para o envelhecimento saudável e a socialização de pessoas que tanto contribuíram para o progresso de Ibiporã. "Natal é tempo de perdão, conciliação e reforço dos laços de amizade. À vocês e todos os seus familiares, um santo Natal, pleno de paz e harmonia", desejou o prefeito.

Balanço das atividades

Cerca de 130 idosos frequentam o CCI. Além dos almoços comemorativos, os frequentadores também têm a oportunidade de participar das oficinas de artesanato, capoeira/alongamento, “jornal falado”, psicologia, música e teatro. O foco do serviço é o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, autonomia e sociabilidade, no fortalecimento de vínculos familiares, convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

Sandra destaca que entre as atividades importantes realizadas durante o ano com os idosos estão o “Jornal Falado” - grupo aberto e informativo no qual são discutidos assuntos de interesse da Terceira Idade, tais como higiene e autocuidado, sexualidade, violência contra o idoso, prevenção de quedas, educação no trânsito; encontro intergeracional entre idosos e alunos de Ibiporã, propiciando troca de experiências e vivências, fortalecendo assim o respeito, solidariedade e os vínculos comunitários; palestras com profissionais de saúde do município sobre prevenção ao suicídio (Setembro Amarelo), câncer de mama e colo uterino (Outubro Rosa) e saúde do homem, com foco no câncer de próstata (Novembro Azul), e orientações sobre trânsito seguro com a equipe do Departamento Municipal de Trânsito (DTransito), em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Polícia Militar.

Uma das atividades que fez muito sucesso entre os idosos foi a “1ª Noite do Pijama”, realizada no dia 13 de dezembro, no CCI. Trajados a rigor, cerca de 30 pessoas participaram da festa, que teve muitas atividades – banho de piscina, “caça ao tesouro”, cantoria, roda de conversa, jantar. Aproveitando a noite fora de casa, os idosos se divertiram até altas horas. Pela manhã, ainda ganharam um delicioso café da manhã, com direito a pão caseiro feito por uma das participantes e bolo de aniversário trazido por Dona Diva, que fez questão de celebrar a nova idade entre os amigos. “Esta atividade foi planejada para possibilitar maior integração entre os idosos do grupo por meio de uma programação repleta de atividades interativas. Muitos relatam morarem sozinhos, não têm uma companhia para conversar, fazer as refeições. Nesta noite, eles desfrutaram de boas companhias para hábitos tão simples sem a solidão de seu cotidiano”, explicou a coordenadora do CCI.

Férias

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CCI entrará em recesso no mês de janeiro, para a elaboração da pauta e planejamento para o ano de 2020, retornando às atividades na primeira semana de fevereiro.

Quem possui mais de 60 anos e deseja participar do CCI pode procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Central ou Gino Peretti para se inscrever. É necessário levar RG, CPF e um comprovante de residência. CRAS Central: Rua João Barreto, 105 - Centro. 3178-0398. CRAS Gino Peretti - Rua Cianorte, 216 - Residencial Terra Bonita. 3178-0401. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O CCI localiza-se à Rua Vicente de Paula, 75.