Educação

Publicado em: 27/12/2019 16:24 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da SME

Projeto JEEP realiza Feira Empreendedora nas escolas municipais

Projeto JEEP realiza Feira Empreendedora nas escolas municipais Alunos comercializam produtos desenvolvidos por eles ao longo do semestre

Para finalizar as etapas de negócios do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com todos os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino, aconteceu nas escolas de Ibiporã a “Feira do Empreendedor”. No evento, os estudantes expõem e comercializam produtos e serviços desenvolvidos por eles ao longo do semestre, como parte das atividades da Educação Empreendedora. Nas feiras, os alunos, direcionados pelos professores, são organizados em equipes e ficam responsáveis para atuarem em funções determinadas: recepção aos convidados, apresentação dos produtos, propaganda das mercadorias, empacotadores e caixa, atividades essas que são trabalhadas em forma de simulação em aulas que antecedem o evento.

Ao final da feira, professores e alunos de cada turma fazem análise dos resultados, subtraindo os custos da produção até chegarem à margem líquida do lucro dos produtos comercializados. Segundo a SME, com o resultado do trabalho do professor no comprometimento de explorar cada uma das etapas de negócios propostos no material de apoio utilizando metodologias diferenciadas, tem-se alcançado saldos positivos com lucros que superam as expectativas dos organizadores. Assim, em cada instituição, equipe pedagógica e alunos definem a melhor forma de aplicação do valor arrecadado, revertendo a renda em algo prazeroso como forma de valorizar os esforços e o comprometimento de cada aluno envolvido no processo.

O JEEP tem como proposta fomentar o empreendedorismo, proporcionando a sua prática, estudo e debate na sala de aula, desde o Ensino fundamental. O projeto procura apresentar práticas de aprendizagem que estimulem a autonomia do estudante e o desenvolvimento de atributos e atitudes importantes para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Dentro deste programa, os alunos recebem todo material didático e a Escola em contrapartida realiza a compra do material necessário para o desenvolvimento das atividades. Com este intuito os alunos desenvolvem atividades práticas empreendedoras as quais as professoras foram capacitadas para realizá-las.

Em Ibiporã, o programa é desenvolvido desde 2015 nas instituições de Ensino Fundamental I, quando o município, em parceria com o Sebrae, manifestou interesse por implantar o programa nas escolas, visto que a proposta da metodologia apresentou considerável ganho pedagógico e social para os alunos, considerando a capacitação dos professores e o assessoramento prestado nas escolas por profissionais do Sebrae.

Em 2019, 100% dos alunos da Rede Municipal estiveram envolvidos no Programa, ou seja, 3.200 crianças e 346 professores capacitados. Conforme a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, o desenvolvimento do programa nas escolas vem apresentando importantes resultados em relação ao processo ensino/aprendizagem. “As atividades apresentadas no material oferecido pelo Sebrae são aplicadas de forma interdisciplinar, visto que a linguagem e a abordagem dos temas são adequadas para cada ano, oportunizando aos alunos diferentes formas de aprendizagens, construção da autonomia e atitudes essenciais para seu desenvolvimento pessoal e social”, argumenta a secretária.

Os temas apresentados para o desenvolvimento do Programa se dividem da seguinte forma:

1º ano: O Mundo das Ervas Aromáticas
2º ano: Temperos Naturais
3º ano: Oficinas de Brinquedos Ecológicos
4º ano: Locadora de produtos
5º ano: Sabores e Cores

Margareth acrescenta que os professores têm estabelecido metas com a finalidade de despertar no aluno a descoberta de suas potencialidades, a valorização de suas produções e o respeito ao próximo, que é fundamental para o sucesso do trabalho em equipe. “Além disso, a aplicação do programa tem favorecido a participação da família e comunidade nas escolas, pois muitos auxiliam os professores no desenvolvimento das atividades com os alunos e com doações de materiais utilizados em suas produções, o que tem sido fundamental e motivador na continuidade da proposta”, comenta.

“Professores e alunos estão bastante motivados com os resultados alcançados na aplicação do Programa, pois acreditam que estamos plantando a semente da cultura empreendedora junto aos pequenos cidadãos e que é de nossa responsabilidade ofertar qualidade no ensino para que, efetivamente, num futuro não muito distante, possamos colher bons frutos com os resultados dessas ações, formando pessoas capazes de exercer autonomia para alcançar seus objetivos e realizarem projetos de vida que favoreçam seu sucesso profissional e pessoal”, conclui a secretária Margareth Coloniezi.