Publicado em: 09/01/2020 13:06 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Serviço Social da Secretaria Municipal da Saúde altera horário de atendimento

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que até o dia 4 de fevereiro, o Serviço Social da Secretaria Municipal da Saúde atenderá a população em horário reduzido, das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. A partir do dia 5 o atendimento volta ao normal, das 8 às 17 horas.

O setor tem como funções realizar a concessão de medicamentos - pelo processo de triagem e cadastramento de famílias carentes que necessitem da medicação de uso contínuo e cuja falta pode comprometer o tratamento de saúde, colocando a vida do usuário em risco. Entre as medicações atendidas estão os hipertensivos, cardíacos, diabéticos, circulatórios, anticonvulsionantes e reumáticos -; oferecer auxílio transporte, facilitando o acesso aos serviços de saúde/SUS prestados fora do município de Ibiporã, tais como HC, HU, ILES, Cismepar, Hoftalon, ICL, clínicas de fisiatria, Santa Casa, Hospital Evangélico, Hospital Infantil, CEFIL, entre outros -; prestar o serviço de Tratamento Fora do Domicilio/TFD - permite aos usuários SUS o acesso ao atendimento em saúde que não são disponibilizados no município de origem ou região da qual o usuário pertence. Depois de esgotadas todas as possibilidades locais de tratamento, a solicitação de TFD é encaminhada para a Regional de Saúde que providencia o agendamento em centro mais indicado à necessidade do usuário. Uma vez disponibilizado o atendimento, o Serviço Social faz a concessão das passagens e diárias para o local determinado, conforme Lei que regulamenta o TFD.

Além disto, o setor fornece sonda uretral, frascos e equipos de alimentação para pacientes acamados, portadores doenças crônicas, degenerativas ou necessidades especiais, encaminhados das Unidades de Estratégia de Saúde da Família e outros serviços como APAE, Asilo, hospitais e outros serviços especializados -; fórmulas artificiais para crianças - que apresentem, comprovadamente, intolerância a proteína do leite de vaca e soja e, dessa forma, tenha seu desenvolvimento comprometido -; e complementação/suplementação alimentar - atendimentos realizados para usuários (acamados, idosos, crianças, portadores de necessidades especiais) encaminhados pelos serviços de saúde que necessitem de aporte alimentar para melhoria da sua qualidade de saúde através da nutrição.

O Serviço Social também atende crianças e adultos moradores do município que não possuem condições de adquirir a órtese.

Atualmente, mais de 4.800 famílias estão cadastradas no Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde, sendo realizada uma média de 400 atendimentos mensais.

Serviço Social da Saúde

Endereço: Av. dos Estudantes, 351 - Centro, Ibiporã

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas até o dia 4 de fevereiro. Após esta data, o atendimento ao público volta ao horário normal, das 8 às 17 horas.

Mais informações: 3178-0322.