Saúde

 

Publicado em: 17/01/2020 16:49 | Fonte/Agência: Colaboração de Roseli Ciaca e Tatiane Koga

Janeiro Branco – cuidar da mente é cuidar da vida!


Whatsapp

 

Neste mês de janeiro, nós do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Irmã Anália dos Santos (CAPSi) estamos  com atividades internas nos grupos e oficinas terapêuticas  voltadas a campanha do “Janeiro Branco”, cujo objetivo  é instruir e partilhar saberes relacionados aos cuidados da mente tanto para os pacientes jovens e adolescentes como também para os familiares. Cuidar da mente é dever de todos!! 


Muitos questionam o porquê de ser “Janeiro Branco”? Janeiro é o início de um novo ano, em que as pessoas começam a pensar em novas metas, sonhos, conquistas, projetos de vida. Já é a partir da cor branca que se iniciam todas as possibilidades, bem como ela é a somatória de todas as cores, todas as nossas experiências, projetos a partir dos quais todos podemos partir para escrever nossa própria história. UM FELIZ ANO NOVO É UM “NOVO ANO” COM NOVAS PERSPECTIVAS DE MUDANÇA E CUIDADO!


Como campanha, o Janeiro Branco foi criado por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e demais cidadãos e faz parte de uma campanha surgida em 2014, evidenciando na sociedade dois temas: a saúde mental e a saúde emocional, além de se propor a combater o preconceito relacionado aos transtornos mentais democratizando a informação sobre a saúde mental. 


Mais do que nunca, PRECISAMOS FALAR SOBRE O ASSUNTO e aprender a cuidar da nossa Saúde Mental e da Saúde Mental das pessoas com quem convivemos e com quem nos relacionamos no dia-a-dia.  Dar atenção às nossas emoções e mensurar o impacto que elas têm na nossa vida são medidas importantes para manter nossa mente saudável.  Por isso compartilho com todos algumas reflexões de como cuidar de nossa mente, lembrando que essas dicas abaixo são apenas parte do cuidado, há muitas outros cuidados que não estão listados abaixo e você lendo este artigo pode também refletir e fazer uso. Vale lembrar que essas dicas valem para todos, não somente para  jovens e adolescentes mas também para as mamães que cuidam de seus filhos e que precisam ser cuidadas, para o papai que sai todos os dias para trabalhar e acaba negligenciando os cuidados com suas emoções.

 

TER UMA BOA NOITE DE SONO


Durante o sono você repõe os hormônios do cérebro”.  As pessoas precisam, em média, de oito horas de sono. Você percebeu que quando fica sem dormir acaba ficando mais irritada? PENSE NISSO!!

 

DÊ ATENÇÃO PARA A SUA AUTOESTIMA

 

Faça uma análise: o que você faz que aumenta seu amor por você mesmo? E o que você faz que te faz gostar menos de você? "A autoestima é uma bússola e toda vez que você a segue, se dá bem em termos de saúde mental". CUIDE-SE,COMEÇE JÁ!!

 

CONVERSE COM AMIGOS

 

Estar com pessoas que te deixam à vontade e com quem você pode falar o que quiser, com amigos que te dão apoio, é muito importante. Manter relacionamentos – não pense só no amoroso – que te dêem acolhimento são imprescindíveis. "Pessoas com amigos e relacionamentos amorosos estáveis vivem mais tempo e adoecem menos.” VIVA ISSO!!


ELABORE PROJETOS DE VIDA E ESCREVA


Procure pensar sobre suas preferências, o que gostaria de ser e fazer em curto e longo prazo, coloque no papel e crie estratégias para realizá-los. FAÇA SUA TENTATIVA, ELABORE SEU PROJETO PESSOAL!!

 

FAÇA ALGO LEGAL PARA OS OUTROS

 

Seja ouvir um amigo ou ajudar causas maiores tais como trabalhos voluntários dentre outros. "Pessoas que vivem bem tem muita empatia e compaixão. Fazer o bem ao próximo não é se sacrificar pelos outros, mas quando você faz algo pelos outros, você também se sente bem", cuide de sua espiritualidade!! VALE A PENA VIVER ESSA VERDADE!!

 

DESCUBRA O QUE GOSTA DE FAZER

 


Realizar alguma atividade física não é só conversa de médico, existem explicações hormonais inclusive para mostrar os benefícios de mexer o corpo, afinal, o homem não foi feito para passar 8 horas sentado à frente do computador. Descubra o que gosta de fazer. Seja academia, exercícios ao ar livre,  dança,  yoga, natação, enfim, há milhões de opções, e uma delas deve te agradar. Não só atividade física, mas você pode fazer algum hobby tais como tocar um instrumento, passear, viajar, sair com amigos, meditar... SE EMPENHE NESTE PROPÓSITO !!


TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Comer bem custa praticamente a mesma coisa de comer mal, não se engane. Não é preciso muito para saber que algumas coisas não fazem bem, tal como excesso de açúcar, frituras, gorduras, etc. Diminua a quantidade destas coisas em sua alimentação. Procure inserir mais frutas, grãos, verduras e água em sua dieta. E se precisar peça ajuda profissional. Mudar a alimentação pode te deixar mais disposto para tudo, inclusive para trabalhar e dormir melhor. INICIE JÁ NÃO DEIXE PARA SEGUNDA - FEIRA!!


PROCURE AJUDA PROFISSIONAL QUANDO PERCEBER QUE NÃO CONSEGUE LIDAR SOZINHO COM CERTAS SITUAÇÕES


Há muito preconceito envolvido quanto ao tratamento para os cuidados da mente. Nós dos CAPS infantil ouvimos muitas vezes de usuários principalmente adolescentes que sentem vergonha de procurar ajuda, relatam que o CAPS  “é lugar de louco”  de que “não preciso de atendimento porque estou bem” “posso resolver sozinha o problema” entre outras frases ouvidas no dia a dia. Seguramente como qualquer parte do corpo a nossa mente também adoece e necessita de ajuda profissional, PENSE NISSO!


Segundo Carlos Drummond de Andrade em seu poema “Receita de Ano Novo”: “Para ganhar um ano-novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.

 

Roseli Teixeira Reis Ciaca

Pedagoga e Coordenadora do CAPS infantil – Ibiporã PR.

Tatiane Kally Miyamoto Koga, psicóloga do CAPSi

 

Referência:

https://janeirobranco.com.br

 

Centro de Atenção Psicossocial Infantil Irmã Anália dos Santos (CAPSi)

Rua São Vicente de Paula, 215, Jardim Semprebom,  Ibiporã PR. Fone: 3178 0341

Realiza atendimentos para crianças, jovens e adolescentes  de segunda a sexta feira das 7h até as 17h.