Junta Militar

Publicado em: 23/01/2020 14:05 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Junta Militar não emitirá RG e alistamento na próxima sexta (24) e segunda (27)

Junta Militar não emitirá RG e alistamento na próxima sexta (24) e segunda (27) Junta Militar não emitirá RG sexta (24) e segunda-feira (27)

A Junta de Serviço Militar (JSM) de Ibiporã informa que amanhã, sexta-feira (24), e na próxima segunda-feira (27), não realizará atendimento para emissão da carteira de identidade e alistamento militar em função da implantação do sistema e treinamento dos servidores para produção do novo modelo de RG. Nesses dois dias o munícipe poderá apenas retirar o documento.

A partir de terça-feira (28), o atendimento na Junta Militar já voltará ao normal, com a prestação de todos os serviços, inclusive a emissão do novo modelo da carteira de identificação, a qual possibilita a inclusão de diversos dados e oferece mais segurança contra a falsificação por colher a digital da pessoa por meio da biometria.

Segundo a Polícia Civil do Paraná, a nova carteira de identidade conta ainda com novas ferramentas de segurança, como um QR Code que vai permitir que autoridades públicas confirmem a veracidade do documento.

O novo RG traz na frente do documento, no espaço onde havia a foto e a impressão digital do cidadão, informações como nome, foto, filiação, cidade e data de nascimento.

No verso da carteira de identidade em novo formato, são apresentados o número do RG, número do CPF, impressão digital e um espaço para informações sobre outros documentos, como: número do título de eleitor, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), PIS/PASEP, Certificado Militar, tipo sanguíneo e alerta caso o indivíduo possua rejeição a algum tipo de medicamento.

Para que todos esses dados constem na carteira de identidade é necessário apresentar documentos oficiais comprobatórios no momento do atendimento na Junta de Serviço Militar.

Em caso de roubo ou extravio da carteira de identidade atual, pode ser solicitada a 2ª via rápida. Nesse caso, será emitida no novo modelo, mas apenas com as informações que já contêm hoje. Quem desejar o novo layout e com a inclusão de novos dados deve seguir os passos para a emissão da primeira via constantes no site www.institutodeientificacao.pr.gov.br.

A mudança para o novo modelo não é obrigatória. O antigo RG continua válido. De acordo com a Polícia Civil, a mudança será gradual, conforme a pessoa for precisando trocar o RG. O custo será o mesmo (isento a 1ª via e R$36,72 a 2ª via).

Documentação/Carteira de Identidade

Agendamento pelo site: www.institutodeidentificacao.pr.gov.br

Todos os documentos devem ser originais ou cópia autenticada, legíveis, sem rasuras, manchas ou rasgos.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS:

*COMPROVANTE DE ESTADO CIVIL:

SOLTEIROS: Certidão de Nascimento;

CASADOS: Certidão de Casamento;

DIVORCIADOS: Certidão de Casamento com Anotação de Divórcio;

VIÚVOS: Certidão de Casamento com Anotação de Óbito

DOCUMENTOS OPCIONAIS (Obrigatório a comprovação)

-CPF;

-NIS/PIS/PASEP;

-CNH;

-CTPS (Carteira de Trabalho);

-Certificado Militar;

-Título de Eleitor;

-Cartão Nacional de Saúde;

-Deficiência Física (CID);

-Tipo sanguíneo

Menores de 16 anos: devem estar acompanhados do pai ou mãe ou tutor legal com documento de identidade original.

A Junta de Serviço Militar funciona no piso térreo da Prefeitura Municipal de Ibiporã-  Rua Padre Vitoriano Valente, 540).

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Mais informações: 3178-8416