Publicado em: 28/01/2020 12:53 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Prefeitura nomeia 30 professores para a rede municipal de Educação

Prefeitura nomeia 30 professores para a rede municipal de Educação Novos educadores foram recepcionados pela equipe da Sec. de Educação

O ano letivo 2020 na Rede Municipal de Ensino iniciará com 30 novos profissionais da educação. Eles atuarão como docentes do Ensino Fundamental – anos iniciais, Educação Infantil e nas disciplinas de Arte, Educação Física e Inglês. Os candidatos foram convocados para repor o quadro de professores que se aposentaram ou pediram exoneração, e também prevendo o aumento no número de alunos e das vagas disponíveis na rede municipal de ensino devido à ampliação de escolas e Centros Municipais de Educação (CMEIs) e construção de novos estabelecimentos de ensino. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com cerca de 530 professores e educadores infantis.

Vinte e seis deles se apresentaram nesta segunda-feira (27), no prédio da Prefeitura, para assinarem o termo de posse do cargo. Após, foram recepcionados pelo prefeito João Coloniezi e a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, no Auditório dos Pioneiros, na Secretaria Municipal de Educação. “Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação, a Prefeitura fez este grande chamamento de professores, a maioria deles efetivos. Isso demonstra que o município tem trabalhado, cada vez mais, para oferecer educação de qualidade e melhores condições para que os professores possam desempenhar um trabalho de excelência”, ressaltou o prefeito. “Com estas novas convocações, a Educação estará com o quadro de pessoal bem equilibrado para o início do ano letivo de 2020”, disse a secretária de Educação.

Antes de começarem a lecionar, os novos professores participam juntamente com os demais servidores, da Semana Pedagógica, que iniciou nesta terça-feira (28) e segue até 4 de fevereiro. O objetivo da formação continuada é atualizar os conhecimentos profissionais visando à melhoria das práticas pedagógicas. Uma das novidades a serem trabalhadas nesta primeira capacitação do ano será o planejamento anual pedagógico em trimestres, e não mais em bimestres como vinha sendo feito até agora. “O Município está implantando as novas diretrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Os educadores colaborarão na construção deste currículo baseado nas orientações da BNCC, cujo objetivo é garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país”, explica a secretária.

Cronograma da Secretaria de Educação

Segundo o cronograma divulgado pela SME, de 1 a 6 de fevereiro será realizado o atendimento aos pais que necessitam de transferência escolar de alunos de outras redes (outros municípios/países ou escolas particulares). De 3 a 7, será a vez do atendimento  aos pais que necessitam de transferência de alunos já matriculados na rede municipal.

Caso o pedido de transferência seja deferido, a Secretaria de Educação comunicará à instituição que por sua vez entrará em contato com o responsável pelo aluno sobre a possibilidade da matrícula. Caso o pedido de transferência não seja deferido, a Secretaria de Educação comunicará o responsável informando o motivo do indeferimento.

Também a partir do dia 3 de fevereiro, as segundas e quartas-feiras acontecerão o atendimento ao público em geral e novos cadastros para a lista de espera nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). De 10 a 13 de fevereiro será divulgada no site da Prefeitura Municipal de Ibiporã a segunda chamada para a Educação Infantil.

Volta às aulas

O ano letivo 2020 começa em 5 de fevereiro para os cerca de 5.900 alunos da Rede Municipal de Ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos).

O calendário escolar do Ensino Fundamental contemplará 200 dias letivos. Já o Ensino Fundamental (modalidade EJA) terá 201 dias letivos. As aulas do primeiro semestre encerram-se dia 17 de julho.