Educação

Publicado em: 29/01/2020 09:33 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Primeiro dia da Semana Pedagógica reúne cerca de 600 servidores da Rede Municipal de Ensino

Nesta terça-feira (28) cerca de 600 profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino entre diretores, coordenadores, educadores e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais) participaram da primeira semana pedagógica do ano letivo 2020. O encontro ocorreu no Cine Teatro Pe José Zanelli. O objetivo da formação continuada é atualizar os conhecimentos profissionais visando à melhoria das práticas pedagógicas.

Pela manhã, os educadores assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Dariel Carvalho, da empresa Observatório Educacional, sobre a responsabilidade profissional e social de formar as novas gerações. À tarde, o professor Moacir Medri abordou estudos realizados por ele a respeito do desenvolvimento e relacionamento humano com as coisas do mundo e consigo mesmo. Ainda no período da tarde todos participaram de uma palestra sobre brigada de incêndio com o secretário Agnaldo Adélio. Por fim foi a vez do professor Clevinho Santana animar a tarde com dança e alongamento.

O prefeito João Toledo Coloniezi esteve na abertura do evento e falou para o público presente desejando um ótimo início de ano letivo. “Que neste ano trabalhemos com muito mais amor, com atenção na nossa responsabilidade enquanto educadores nesses anos iniciais de vida escolar das nossas crianças. Para cumprir isso cada um de vocês precisa estar preparado e motivado, e é isso que nós viemos promover aqui neste dia. A mensagem que deixo a vocês é para que trabalhemos principalmente com o coração aberto. Um bom retorno, bom trabalho e um ótimo encontro nessa semana”, falou João.

A secretária de Educação, Margareth Coloniezi, durante o seu discurso apresentou o plano de trabalho para 2020, que inclui a mudança no planejamento anual pedagógico. A partir deste ano letivo, ele ocorrem em trimestres e não mais em bimestres, o que é uma adequação de acordo com  as novas diretrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os educadores colaborarão na construção deste currículo baseado nas orientações da BNCC, cujo objetivo é garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país.

Margareth também agradeceu todo empenho da equipe pedagógica da Secretaria, que trabalhou com afinco nas adequações. Ela ainda apresentou os 27 novos educadores que foram contratados pela Prefeitura do Município para repor o quadro de professores que se aposentaram ou pediram exoneração. Eles receberam as boas vindas dos colegas participaram das formações continuadas para que no próximo dia 05 de fevereiro já estejam em sala de aula. A maioria dos profissionais são os que foram aprovados no concurso 039/2019 realizado em agosto de 2019.

Programação do macro encontro da Semana Pedagógica

Até o próximo dia 04 de fevereiro os servidores da Rede Municipal de Ensino participam das atividades do macro encontro. Nesta quarta-feira (29) os profissionais da Educação participam de formações específicas as quais serão ministradas na Escola Municipal Profª Alice Roma, no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), no Auditório dos Pioneiros, na Secretaria de Educação, e no Cine Teatro. “Planejamos-nos para que este início de ano letivo transcorra com tranquilidade. Os alunos estudarão em estruturas modernas e adequadas para o aprendizado, além de profissionais capacitados e motivados para receber as crianças de forma acolhedora para o novo ciclo de ensino”, assegurou a secretária Margareth.

Cronograma da Secretaria de Educação

Segundo o cronograma divulgado pela SME, de 1º a 06 de fevereiro será realizado o atendimento aos pais que necessitam de transferência escolar de alunos de outras redes (outros municípios/países ou escolas particulares). De 03 a 07, será a vez do atendimento aos pais que necessitam de transferência de alunos já matriculados na rede municipal.

Caso o pedido de transferência seja deferido, a Secretaria de Educação comunicará à instituição que por sua vez entrará em contato com o responsável pelo aluno sobre a possibilidade da matrícula. Caso o pedido de transferência não seja deferido, a Secretaria de Educação comunicará o responsável informando o motivo do indeferimento.

Também a partir do dia 03 de fevereiro, as segundas e quartas-feiras acontecerão o atendimento ao público em geral e novos cadastros para a lista de espera nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). De 10 a 13 de fevereiro será divulgada no site da Prefeitura Municipal de Ibiporã a segunda chamada para a Educação Infantil.

Volta às aulas

O ano letivo 2020 começa em 05 de fevereiro para os cerca de 5.900 alunos da Rede Municipal de Ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos).

O calendário escolar do Ensino Fundamental contemplará 200 dias letivos. Já o Ensino Fundamental (modalidade EJA) terá 201 dias letivos. As aulas do primeiro semestre encerram-se dia 17 de julho.