Saúde

Publicado em: 04/02/2020 15:48 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

UBS Dr. Wilson Costa Funfas conquista o Selo Prata de qualidade de atendimento

Mais uma Unidade Básica de Saúde de Ibiporã foi premiada com o Selo Prata de qualidade em atendimento. Na manhã desta terça-feira (04) a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve na USB Dr. Wilson Costa Funfas, localizada na Vila Esperança, para fazer a entrega simbólica do título, que é através das camisetas Selo Prata.

O prefeito João Toledo Coloniezi também esteve no local, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Paulinho Zapparoli. Representando o poder legislativo esteve a vereadora Mari de Sá.

De acordo com a diretora da Unidade, a servidora Thais de Santana Botelho, a conquista só foi possível graças ao empenho de todos os servidores, que buscaram com afinco o resultado positivo. “Foi um trabalho bem difícil, mas que toda equipe se empenhou e colaborou. Foram diversos trabalhos de atualizar planilhas e cadastrar procedimentos, houve uma preocupação em oferecer um atendimento de forma eficaz e eficiente. Agradeço a equipe por tudo”, expôs.

Momentos antes da entrega o secretário Paulinho Zapparoli parabenizou os servidores pelos resultados alcançados. “Quando nos unimos em equipe, os resultados aparecem. E nós ficamos muito felizes porque os resultados não aparecem só internamente, mas principalmente externamente, porque a UBS da Vila Esperança é um referencial muito bom. Quero parabenizar a todos pelo empenho, pela disposição e pela vontade em alcançar esse objetivo”, parabenizou o secretário.

Em Ibiporã, todas as nove UBSs já foram contempladas com o Selo Bronze. Três delas inclusive já receberam o Selo Prata, sendo a José Silva Sá, no Jardim Pérola; Dr. Antônio Carlos Gomes, no Conjunto Henrique Alves Pereira – popular Serraia; e Orlando Pelisson, no Jardim Bom Pastor.

Para o prefeito João Coloniezi, é com grande alegria que Ibiporã recebe mais esse certificado, que mostra o quanto a Saúde na Atenção Primária tem evoluído em questão de qualidade. “É um motivo de muito orgulho para nós ibiporaenses. Isso mostra até mesmo valorização do servidor, porque ele teve que se qualificar para alcançar esse objetivo. Esse é um investimento que o município faz em busca de qualidade e excelência nos serviços prestados, que beneficiam exclusivamente a população. Parabéns a todos por mais essa conquista”, falou o prefeito.

No ano de 2019 a Prefeitura de Ibiporã investiu quase 30% do seu orçamento, obtido através da contribuição fiscal, em Saúde, ultrapassando praticamente o dobro dos 15% mínimos preconizados em lei.

Entenda o Selo Prata de Atendimento

O Selo Prata contempla as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que são exemplo na qualidade à Atenção Primária. Três unidades receberam a certificação, sendo a do Jardim Pérola, do Conjunto Henrique Alves Pereira – Serraia e a do Jardim Bom Pastor, além de mais uma que está no processo de conclusão da avaliação.

Para receber a certificação, as unidades precisam cumprir uma série de ações que comprovem o compromisso de investir na melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas. Os selos são divididos em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos.

O programa já tem adesão de 356 municípios paranaenses e 1.110 unidades de saúde em processo de tutoria. Ele também estabelece uma avaliação rigorosa de mais de 100 itens de qualidade, desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho.

Os últimos prêmios conquistados foram recebidos pela secretária municipal de Saúde, Andrea Strocka, juntamente com a equipe da Secretaria, na cidade de Curitiba.