Publicado em: 05/02/2020 18:13 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT

Mostra Latina de Gravura inicia sexta (07/2) em Londrina e passará por Ibiporã em março Aulas de xilogravura da SMCT em Ibiporã, em 2019

A gravura, uma das formas de arte ministradas em 2019 no Curso de Artes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) irá ganhar maior visibilidade com a exposição dos trabalhos da 2ª Mostra Latino-Americana de Gravura, no mês de março, em Ibiporã.

A data ainda não foi definida, mas já se sabe que será uma oportunidade para o público da região conhecer as técnicas e prestigiar os trabalhos dos alunos de Ibiporã, Jacarezinho e Londrina, em oficinas e cursos que foram ministrados no ano passado pela artista Carolina Sobreira, que também é professora da SMCT de Ibiporã. A exposição que passará pelo município terá também obras de artistas do Brasil e de outros países da América Latina.

A primeira cidade que receberá os trabalhos da 2ª Mostra Latino-Americana de Gravura (Molagrav) será Londrina, com a abertura oficial nesta sexta-feira (07/2), às 19h, no Museu Histórico de Londrina (Rua Benjamin Constant, 900 - Centro), com a exposição de mais de 100 obras de artistas do Brasil, Chile, Uruguai, México, Bolívia e Argentina.

Além dos trabalhos desses artistas, a mostra terá obras produzidas nas oficinas de edições anteriores e também de alunos da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT) e da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) - Campus Jacarezinho. A exposição ficará aberta à visitação no Museu de Londrina de 7 a 29 de fevereiro.

SOBRE A 2ª MOSTRA - É uma iniciativa independente de gravadores de Londrina, que surgiu da vontade de movimentar novamente o circuito das artes ligadas à produção de gravura, em suas diversas técnicas, e se concretizou com a possibilidade de ocupar diversos espaços culturais. O evento tem caráter educativo e tem como objetivo apresentar, difundir e valorizar a produção de arte a partir de técnicas gráficas.

Para tal finalidade, estabelecemos parceria, desde 2018, com a Secretaria de Cultura de Londrina, através de lei de incentivo municipal (PROMIC), a partir da qual ofertamos oficinas, cursos, palestras e rodas de conversa gratuitas a toda população, com foco no ensino de gravura para a rede pública de ensino. Em 2019, surgiram também parcerias com a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) - Campus Jacarezinho e com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã, possibilitando com isso que a exposição passasse por mais dois municípios paranaenses.

Sexta, 7 de fevereiro – Museu Histórico de Londrina

19:00

Abertura oficial da 2ª Mostra Latino-Americana, no Museu Histórico de Londrina, com trabalhos de artistas do Brasil e outros países da América Latina e também de alunos de Ibiporã, Jacarezinho e Londrina. A exposição ficará de 07/2 a 29/2 no MHL (Rua Benjamin Constant, 900 - Londrina).

Sábado e domingo, 8 e 9 de fevereiro - SESC Cadeião

14:00 às 18:00

Oficina de Cartaz Lambe-lambe (técnica de xilogravura com impressões manuais a partir de placas de madeira), com Lucas Bezerra (designer de São Paulo). A oficina é gratuita, patrocinada pelo PROMIC/ Prefeitura de Londrina, e sõa 30 vagas. No SESC Cadeião (Rua Sergipe, 52, esquina com Rua Brasil - Londrina).

Sábado e domingo, 8 e 9 de fevereiro - SESC Cadeião

14:00 às 18:00

Feira Molagrav de Arte - Serão 15 artistas expondo e vendendo gravuras, pinturas, desenhos e fotografias (no SESC Cadeião).

De 8 a 29 de fevereiro SESC Cadeião

14:00 às 18:00

Exposição Molagravcom gravuras de outros artistas na galeria dos corredores inferior e superior do SESC Cadeião.