Publicado em: 07/02/2020 11:43 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT

Traga a sua receita para o Cozinha do Pioneiro, de Ibiporã

Traga a sua receita para o Cozinha do Pioneiro, de Ibiporã Receita búlgara da tradicional família Chernev

Um livro de receitas e histórias, com os sabores e a tradição da culinária regional, irá ajudar a compor a identidade cultural de Ibiporã. É o Cozinha do Pioneiro, novo projeto de recuperação da memória de Ibiporã, que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pelas equipes do Museu Histórico e de Artes (MHAI) e do Museu do Café.

O livro, que terá também as gravações com todos os participantes, reunirá receitas, fotos e depoimentos de famílias que têm na cozinha um laço de amizade e de respeito que não se rompe com o tempo. Pelo contrário, que reforça ainda mais o vínculo familiar. Ao final, reunirá receitas paulistas, mineiras, italianas, espanholas, portuguesas, nordestinas, árabes, japonesas, búlgaras, alemãs, entre outras.

As gravações começarão na próxima semana, no Museu do Café (antiga estação ferroviária), e queremos que você venha preparar a sua receita para ela constar neste livro. Para participar, ligue para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – fones 3178-0215 / 3178-0216 ou venha até a Secretaria (Av. Dom Pedro II, 368 - Ibiporã) que faremos a sua inscrição e marcaremos a data para preparar a receita.

A proposta é que seja uma receita por família, para dar espaço a um maior número de interessados, e cada uma deve trazer os ingredientes para o prato. O critério inicial era que reunisse famílias cujos primeiros pioneiros se instalaram no município até a década de 1950, devido ao caráter histórico e cultural do projeto.

Como muitas famílias pioneiras não se pronunciaram, foi aberta também à participação daquelas que vieram para Ibiporã a partir dos anos 1970. E você é nosso convidado. Venha contar essa história e mostrar este prato que faz parte da tradição da sua família!

Ligue:  43 3178-0215/ 3178-0216