Saúde

Publicado em: 10/02/2020 15:48 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Ibiporã dá início à Campanha Estadual de Vacinação contra o Sarampo

Começou nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, em todo Paraná a campanha de vacinação contra o Sarampo, que segue até o dia 13 de março. Ibiporã está junto na luta pela imunização da população. No Estado, a vacinação é diferente do restante do país. A intenção é vacinar as pessoas de 05 a 59 anos, analisando a carteira de vacinas e completando doses, se necessário. Lembrando que a população de 20 a 29 anos receberá dose extra mesmo que o esquema vacinal esteja completo.

Para a população de 01 a 29 anos são necessárias duas doses, e de 30 a 59 anos, apenas uma. No sábado, dia 15 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia D de vacinação, que é quando as UBS da área urbana estarão abertas das 08h às 17h, e as duas UBS rurais, das 08h ao meio dia.

O nosso público alvo municipal 11.723 pessoas de 05 a 19 anos, e 20.082 com idade de 30 a 59 anos. Esses são esperados para que compareçam ao serviço de saúde para verificar a carteira de vacinas e receber doses. Já a população de 20 a 29 anos são esperadas 8054 pessoas, que receberão dose extra mesmo que o esquema de vacinas já esteja em dia. A meta é que 95% desses ibiporaenses sejam vacinados.

Sintomas do Sarampo

O sarampo é uma doença transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Confira os sintomas: