Saúde

Publicado em: 03/03/2020 15:15 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prefeitura convoca profissionais para a Rede Municipal de Saúde

Prefeitura convoca profissionais para a Rede Municipal de Saúde 11 médicos foram convocados para atuar nas UBSs

Com o objetivo de oferecer mais qualidade e agilidade ao atendimento dos usuários da Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Ibiporã convocou somente entre o final de 2019 passado e início deste ano 26 profissionais aprovados em concursos públicos para atuar nas unidades de saúde.

As convocações incluem um fisioterapeuta, um pedagogo e um psicólogo para o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), dois enfermeiros, sendo um para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), oito técnicos de enfermagem, sendo dois para a UPA, dois médicos psiquiatras com a carga horária de 20  horas, três médicos clínico geral com carga horária de 40 horas, três médicos ginecologista/obstetra com carga  horária de 20 horas, um médico pediatra com carga horária de 20 horas, um cardiologista (20 h) para o  Centro de Referência de Especialidades Médicas de Ibiporã (Cremi) e um técnico de laboratório.

Segundo o Departamento de Gestão de Pessoas, a maioria dos convocados está em processo de admissão e devem tomar posse em um prazo de 30 dias.

Entre os anos de 2017 a 2019, a Prefeitura convocou 89 profissionais, entre elas agente comunitário da saúde, assistente social, agente sanitário, auxiliar administrativo, condutor de veículos, coordenador de CAPS, diretor clinico da UPA, diretor de saúde, diretor geral da UPA, educador social, enfermeiro, farmacêutico bioquímico, médico clinico geral, médico clinico geral plantonista, medico pediatra e psiquiatra, odontólogo, psicólogo, técnico de enfermagem, técnico em radiologia e terapeuta ocupacional. “A ampliação do efetivo garante equilíbrio para as equipes de trabalho, aprimoramento dos serviços prestados e, principalmente, um atendimento cada vez melhor e humanizado à população”, ressalta o secretário de Saúde, Paulo Zapparoli.

No ano de 2019 a Prefeitura de Ibiporã investiu mais 30% do seu orçamento em Saúde, mais que o dobro do preconizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 15%. Atualmente, mais de R$45 milhões são investidos anualmente na Saúde Municipal.

Com as novas demandas, neste período as filas de exames de ultrassom e raio-x foram reduzidas; o número de plantonistas na UPA aumentou em 50%; mais 10 novos veículos foram adquiridos, incluindo ônibus e ambulância; houve um incremento de mais de R$500 mil por ano para a compra de medicamentos e aumento em mais de 50% do repasse mensal ao Hospital Cristo Rei, superando R$3,3 milhões anuais.

Atualmente, todas as nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã possuem o “Selo Bronze” de qualidade em atendimento na Atenção Primária, certificação concedida pelo programa de Tutoria na Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde. Quatro já receberam o “Selo Prata” - José Silva Sá, no Jardim Pérola; Dr. Antônio Carlos Gomes, no Conjunto Henrique Alves Pereira – popular Serraia; Orlando Pelisson, no Jardim Bom Pastor, e mais recentemente a UBS Dr. Wilson Costa Funfas, localizada na Vila Esperança.

Para receber a certificação, as unidades devem cumprir uma série de ações que comprovem o compromisso de investir na melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas. Os selos são divididos em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos.