Saúde

 

Publicado em: 05/03/2020 15:25 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Número de pacientes que faltam às consultadas do Cremi preocupa Secretaria de Saúde


Whatsapp

 

A Prefeitura do Município de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta para um importante fato que tem ocorrido nos atendimentos ofertados pelo Centro de Refêrencia de Especialidades Médicas de Ibiporã (CREMI) Renê Buzignani.

No mês de fevereiro deste ano foram agendadas 982 consultas distribuídas em sete especialidades. Deste total, 178 não foram realizadas por conta de pacientes faltosos. São consultas para cardiologia, dermatologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pequenas cirurgias, e exame de eletrocardiograma (ECG).

Confia na relação abaixo a quantidade de faltosos: 

- Cardiologia: 80 consultas agendadas - 10 pacientes faltaram;

- Dermatologia: 158 consultas agendadas - 28 pacientes faltaram;

- Oftalmologia: 123 consultas agendadas - 30 pacientes faltaram;

- Ortopedia: 221 consultas agendadas - 26 pacientes faltaram;

- Otorrinolaringologia: 148 consultas agendadas - 22 pacientes faltaram;

- Pequena cirurgia: 26 procedimentos agendados - 03 pacientes faltaram;

- Eletrocardiograma: 226 exames agendados - 59 pacientes faltaram.

De acordo com a coordenação do Cremi e com a Secretaria Municipal de Saúde, a maior prejudicada com as faltas é a própria população que espera por atendimento. As pessoas que agendam, mas acabam faltando, tiram a oportunidade de outros munícipes que possam ter mais urgência em serem consultados. É de extrema importância comparecer aos atendimentos para que não haja filas remanescentes e para que o fluxo diário das consultas seja 100% eficiente.

Aqueles que realmente não podem comparecer nas datas agendadas, têm a opção de fazer o cancelamento das consultas. Basta comparecer ao Cremi, situado à Rua Paulo Frontin, nº 267 – Centro, ou ligar no telefone 3178-0315 com o máximo de antecedência possível. Vale lembrar também que, além do prejuízo aos pacientes, quando há falta, o médico especialista fica com o horário de atendimento ocioso causando indiretamente até mesmo ônus financeiro ao município.