Saúde

Publicado em: 10/03/2020 17:05 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Campanha nacional de sarampo encerra nesta sexta-feira (13)

A Prefeitura Municipal de Ibiporã encerra nesta sexta-feira, dia 13, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. No estado do Paraná, a vacinação é diferente do restante do país. O objetivo é vacinar pessoas de 05 a 59 anos, analisando a carteira de vacinas e completando as doses, se necessário. Lembrando que a população de 20 a 29 anos receberá dose extra mesmo que o esquema vacinal esteja completo.

As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias também devem ser vacinadas. A população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 59 anos, uma dose.

Segundo o Setor de Epidemiologia, até o momento, 2.883 pessoas compareceram às UBSs  procurando pela vacinação contra o sarampo. Destas, 1.233 pessoas foram imunizadas, sendo 65 crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, 643 adultos de 30 a 59 anos e 525  de 20 a 29 anos. A meta são 8.054 pessoas, ou seja, a cobertura vacinal até o momento foi de 6,5%. Esta é a faixa etária com maior ocorrência da doença e também o foco da campanha. “Muitas destas pessoas não sabem se foram ou não vacinadas, não lembram disso. Sendo assim, a indicação é a vacinação. Não há problema receber mais de duas doses, a vacina não faz mal à saúde e são poucas as pessoas que têm algum efeito colateral após receber a dose”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini.

Contra indicações

A vacina somente é contraindicada para pessoas com a imunidade baixa, mulheres grávidas, menores de seis meses de idade e pacientes que tomam medicações imunossupressoras. Para se imunizar, basta comparecer à UBS portando um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação.

Sintomas do Sarampo

O sarampo é uma doença transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e se  estender até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro. Confira os sintomas:

·

M   Manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular eritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aos pés;

·        Febre;

·         Tosse;