Cultura e Turismo

Publicado em: 13/03/2020 10:41 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/jornalista/SMCT

Cozinha do Pioneiro está perto de começar

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) finaliza os detalhes técnicos e de estrutura para poder iniciar as gravações do projeto "Cozinha do Pioneiro - sabores e riquezas de Ibiporã", as famílias participantes já estão sendo avisadas e a imprensa regional tem divulgado este novo projeto de recuperação da memória de Ibiporã. É uma iniciativa que pretende revelar e divulgar a identidade cultural de Ibiporã a partir dos vários povos que formaram a nossa população e da culinária que as famílias pioneiras praticavam.

No final de fevereiro estiveram no Museu do Café - espaço aconchegante e de memória onde funcionou, até a década de 1980, a estação ferroviária de Ibiporã - uma equipe de TV do Canal 21, de Ibiporã, e outra da Folha de Londrina (veja o link das matérias abaixo). É que a cozinha do museu, local onde funcionou por décadas o bar da estação de trem, será o palco de preparação das receitas e de gravação dos vídeos que, ao final do projeto, serão reunidos em um livro com as receitas de algumas de nossas famílias pioneiras.

Já confirmaram participação membros das famílias Botti, Keller, Del Fraro Antico, Maggiori Barros, Chernev, Talizin, Grisotto, Lima, Domiciano Pedro, Spaulonci e foram convidados ainda representantes das famílias Daminelli Cortez, Bianco, entre outras.

VEJA COMO SE INSCREVER

Mas ainda há inscrições abertas e a participação no projeto é gratuita. Basta procurar a equipe do projeto na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) que preencheremos as fichas com a receita e agendaremos as datas das entrevistas. Participe e tenha o nome de sua família neste livro que irá revelar os sabores tradicionais de Ibiporã. Veja quais os critérios:

O "Cozinha do Pioneiro" dá sequência aos projetos anteriores de recuperação da memória de Ibiporã - como Contos e Causos e Circuito das Capelas I e II - e será produzido pelas equipes do Museu Histórico e de Artes (MHAI), Museu do Café e equipe do Audiovisual da SMCT. Realização: Prefeitura de Ibiporã e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Confira reportagem do Canal 21, da repórter Kátia Peggo que foi ao ar dia 17/02: