TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

 

Publicado em: 19/03/2020 15:22 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Não dissemine notícias falsas sobre o Coronavírus


Whatsapp

 

A Prefeitura Municipal de Ibiporã solicita a toda a população que tome cuidado com a disseminação de fake news (notícias falas) em redes sociais sobre o novo coronavírus (COVID-19). “Pedimos o apoio de todos para que não divulguem notícias de procedência desconhecida ou duvidosa, e que busquem informações pelos canais oficiais dos órgãos públicos e serviços públicos de saúde”, ressalta o prefeito João Coloniezi.

Vale ressaltar que a Prefeitura Municipal de Ibiporã tem mantido uma comunicação transparente e constante com a população pelos veículos oficias, informando diariamente sobre os casos, orientações e novas medidas adotadas pelo governo municipal para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.  

 

O que é o coronavírus? (COVID-19)

 

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

 

A propagação acontece das seguintes formas: saliva, tosse, espirro, catarro, toque ou aperto de mão, além de contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Sabemos também como detectá-lo: por meio de um teste chamado RT-PCR, que coleta material da via respiratória.

 

Os principais sintomas são:

Febre;

Tosse seca;

Dificuldade para respirar;

Insuficiência renal, em casos mais graves

 

Ao apresentar sintomas, procure a UBS mais próxima do local que estiver. Após a avaliação da equipe, que será definido se o paciente ficará em isolamento domiciliar ou encaminhado a outro serviço de saúde. O Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (HU) é referência para casos graves, sendo que os pacientes que lá serão atendidos serão encaminhados após avaliação nos serviços de saúde de Ibiporã.

 

Os pacientes que se enquadrarem nas definições de caso do Ministério da Saúde e forem notificados, devem permanecer em isolamento domiciliar ou hospitalar, a depender do quadro clínico.

 

O uso de máscara e outros equipamentos de proteção individual são recomendados para doentes, contatos domiciliares e profissionais de saúde. O uso de máscara por pessoas sadias não é recomendado, pois traz a sensação de “falsa proteção”, além do quantitativo de máscaras estarem reduzido para compra dos serviços públicos.

 

 

O que você precisa saber para prevenir o contágio:

·          Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

·         Cubra o nariz e a boca com o antebraço ao tossir ou espirrar;

·         Evite aglomerações;

·         Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

·         Evitar contato próximo com pessoas doentes

·         Mantenha os ambientes bem ventilados;

·         Não compartilhe objetos pessoais;

·         Limpar e desinfetar objetos de superfícies tocados com frequência

 

Disk Coronavírus

 

 

A Prefeitura disponibiliza um serviço telefônico municipal de Dúvidas e Orientações sobre CORONAVÍRUS, que funciona no horário das 08h00 às 17h00. O número para contato é (43) 31780369. Após as 17h00, os usuários podem ligar nos números da Secretaria de Saúde do Estado: 0800 644 4414 ou pelo Whatsapp (41) 3330-4414.

 

Para mais informações relacionadas ao coronavírus:

 https://www.ibipora.pr.gov.br/

 https://facebook.com/ibiporaprefeitura/

https://www.instagram.com/prefeituradeibipora/

http://www.coronavirus.pr.gov.br/

https://coronavirus.saude.gov.br/

 

 

Núcleo de Comunicação Social


Prefeitura Municipal de Ibiporã
(43) 3178-8440, 3178-8441
contatos: 
[email protected]
Visite o nosso site: 
www.ibipora.pr.gov.br

Facebook: www.facebook.com/ibiporaprefeitura