Publicado em: 25/03/2020 17:45 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Idosos com mais de 80 anos e acamados serão vacinados nas residências

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir de sexta-feira (27) as equipes volantes das unidades de saúde vacinarão contra a Influenza (Gripe) os idosos com mais de 80 anos e as pessoas com mais de 60 acamadas e domiciliadas.

Os idosos que fazem acompanhamento nas unidades de saúde devem aguardar a equipe de vacinação, pois a Secretaria de Saúde tem o cadastro de todos.

Já os que fazem acompanhamento em serviços privados devem ligar no número 31780333, informando nome completo, endereço e telefone.  Para se imunizar, é necessário portar documento com foto, Cartão SUS e cartão de vacina, se tiver

Segundo a Secretaria de Saúde, na próxima semana a pasta receberá um novo lote de vacinas do Ministério da Saúde e divulgará uma nova estratégia de vacinação para os idosos de 60 a 79 anos que não se imunizaram na segunda e terça-feira, quando as doses foram aplicadas no ginásio de esportes Munhecão, Quadra Poliesportiva Sopinha, no Jardim San Rafael, e Quadra do CAIC Alberto Spiaci, na Vila Esperança. Os idosos, inclusive, tiveram a oportunidade de serem imunizados dentro do próprio automóvel. Estas estratégias objetivaram evitar a aglomeração de pessoas em função da epidemia do novo coronavírus (Covid-19), do qual os idosos fazem parte do chamado grupo de risco, que é constituído por pessoas com mais chance de vir a óbito em caso de infecção pela doença.

Conforme o Setor de Epidemiologia, 2.492 doses foram aplicadas nos primeiros dois dias da campanha nacional, iniciada segunda-feira (23). Ibiporã possui 6.009 idosos. A meta é vacinar, pelo menos, 90% deste público.

Profissionais de Saúde

Os profissionais de Saúde serão imunizados em seus locais de trabalho e devem apresentar documento comprobatório.

Outros públicos

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. “A vacina contra influenza não tem eficácia contra o novo coronavírus, porém, neste momento, auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a doença, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini. A vacina contra a Influenza não previne contra o coronavírus, mas pode evitar internações decorrentes da síndrome provocada pelo H1N1.

Adiamento das vacinas de rotina

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a Secretaria Municipal de Saúde está suspendendo as vacinas de rotina previstas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) até o dia 16 de abril, quando se inicia a segunda etapa da campanha contra a Influenza.

Essas orientações se fazem necessárias, uma vez que a primeira fase da Campanha de Influenza contempla o grupo prioritário com maior risco de complicações respiratórias e óbitos - a população a partir dos 60 anos de idade. “A maioria das pessoas são portadores assintomáticos e disseminadores de doenças respiratórias. A fim de evitar a aglomeração durante a epidemia pelo COVID-19 e propagação da doença no grupo de risco que será vacinado nessa primeira fase, a vacinação de rotina (crianças e adultos) será adiada no SUS para retornar a partir da segunda fase da campanha, que iniciará no dia 16”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Neste período, apenas a UBS do Jardim Bom Pastor vacinará as gestantes.