Geral

Publicado em: 08/04/2020 20:33 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Servidores de Ibiporã têm reajuste de 6%

Os servidores públicos da Administração Direta, Autárquica, Fundacional e  agentes políticos do Poder Executivo do Município de Ibiporã terão um reajuste salarial de 6%. Este índice objetiva a reposição inflacionária, referente ao período de março de 2018 a fevereiro de 2020, com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), visto que ano passado não foi concedida reposição salarial aos servidores.

O percentual será dividido em quatro parcelas de 1,5%, sendo aplicados em março, maio, julho e setembro. A primeira parcela do reajuste será concedida na próxima folha salarial, mas é retroativa a 1º de março, data base dos servidores.

Segundo a Lei nº 3.039 de 02 de abril de 2020, aos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência de Ibiporã (Ibiprev) também serão concedidos os mesmos índices de reajuste.

O índice de 6% de reposição salarial foi definido após rodadas de negociações com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv) e reunião com os vereadores.

O auxílio cesta básica também foi reajustado de R$175,00 para R$ 185,50. O benefício é dado aos servidores ativos e inativos cujo vencimento não seja superior a R$ 1.855,00.

Magistério

A Prefeitura Municipal de Ibiporã também concedeu reajuste salarial de 6% aos servidores públicos do Quadro do Magistério ocupantes dos cargos de Professor, Professor de Educação Física, Professor de Artes, Professor de Inglês e Educador Infantil.

O percentual também será pago em quatro parcelas de 1,5% nos meses de março, maio, julho e setembro, sendo a primeira retroativa a 1º de março.

A Lei nº 3.040 de 02 de abril de 2020, também assegura aos servidores do magistério o piso nacional da educação, cujo valor é de R$ 2.886,24 para jornada de trabalho de 40 horas. O recebimento deste será retroativo a 1º de janeiro, em forma de complemento salarial, que integrará a remuneração para todos os efeitos, inclusive para cálculo das vantagens de caráter pessoal.

Conforme a Secretaria Municipal de Finanças, a correção salarial impactará em aproximadamente R$5,2 milhões nas despesas com folha de pagamento para 12 meses. A Prefeitura Municipal de Ibiporã possui 2.143 servidores, entre ativos e inativos.