Publicado em: 24/04/2020 19:17 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Vacina contra a gripe pode ser agendada pela internet

Vacina contra a gripe pode ser agendada pela internet Quase 8.900 doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas

A vacina contra a Influenza (gripe) segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Centro de Saúde, La Fontaine (Agenor Barduco), Pérola, San Rafael, Jardim John Kennedy e Taquara do Reino. Buscando evitar aglomerações nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as pessoas façam o agendamento online, disponível no site da Prefeitura de Ibiporã (www.ibipora.pr.gov.br) na aba “Serviços Online”.

Por enquanto, conforme calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, podem se imunizar as pessoas contempladas na primeira e segunda fases da campanha nacional – idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, -  profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo e portuários, além de indígenas. A segunda etapa da campanha segue até 8 de maio.

A terceira etapa, prevista para iniciar em 9 de maio, será direcionada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para se imunizar, é necessário carteira de vacinação e um documento de identificação com foto. Profissionais devem apresentar comprovante profissional e os portadores de doenças crônicas a prescrição médica ou receita recente.

Dia D

No último sábado (18), a Secretaria de Saúde organizou um “Dia D” de vacinação, com algumas UBS abertas exclusivamente para imunização contra a gripe. Por medida de segurança, os idosos receberam as doses das 9 às 11, e os demais no restante do dia. Também foi possível a vacinação por meio do sistema drive-thru, em que um profissional de saúde vai até o automóvel da pessoa a ser vacinada.

No total, 2.042 pessoas foram vacinadas no “Dia D”, a maioria portadores idosos e portadores de doenças crônicas. Desde o início da campanha, em 23 de março, quase 8.900 pessoas já foram imunizadas contra a gripe em Ibiporã. O município já superou a meta 90% de cobertura vacinal em dois grupos prioritários – idosos e trabalhadores de saúde. Confira:

COBERTURA VACINAL

Idosos: 114% - 6850 pessoas

Trabalhador de saúde: 92,32% - 829 pessoas

Portadores de Doenças Crônicas: 28,90% - 1068 pessoas

Força de segurança e salvamento: 44 vacinados

Caminhoneiros: 102 vacinados

A vacina contra a influenza fornecida pelo Ministério da Saúde é composta por vírus inativado, e protege contra os três vírus que mais circularam no ano passado pelo hemisfério sul. São eles: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Embora não proteja contra o COVID-19, a vacinação contra influenza impede outras doenças respiratórias, o que auxilia no diagnóstico durante a pandemia e reduz a demanda das unidades de saúde.

Vacinas de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as vacinas de rotina voltaram a ser aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde San Rafael, La Fontaine, Pérola, Centro de Saúde, Bom Pastor (somente gestantes), Taquara do Reino e Jardim John Kennedy.

Em função da pandemia do novo coronavírus, e prezando pela segurança da população, para evitar aglomerações nas Unidades de Saúde, a vacina deverá ser agendada nos números: 31780314 / 31780350 / 31780351 ou 31780363. O agendamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Também há a possibilidade de agendamento on line, no site da Prefeitura.

As vacinas nas Unidades Básicas de Saúde da Taquara do Reino e Jardim John Kennedy não precisam ser agendadas.

A vacina BCG será realizada toda sexta-feira, das 10h às 16h, na UBS Bom Pastor (R. Ângelo Zani,99)Também não é necessário agendar (com exceção do dia 01 de maio, feriado, que será antecipada para o dia 29/04, quarta).

A Secretaria de Saúde reforça que as crianças devem ir acompanhadas de apenas um responsável e os adultos devem ir sozinhos até a UBS para se imunizar.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), a aplicação das vacinas de rotina nas UBS estava suspensa para reorganização do fluxo de atendimento.

Sarampo

As pessoas entre seis meses de vida e 59 anos devem ser vacinadas. Crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias recebem a dose zero. A população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 59 anos, uma dose.