Educação

Publicado em: 08/05/2020 19:20 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Secretaria Municipal de Educação divulga instruções para aplicação de atividades remotas aos alunos

Visando minimizar o impacto causado pelo novo coronavírus no ensino dos alunos da Rede Municipal, a Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou na última quinta-feira (07) uma Instrução Normativa propondo a aplicação de atividades remotas. Receberão os materiais os alunos das turmas de Pré I e Pré II na Educação Infantil, 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos, das Escolas Municipais, Complexos Educacionais Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil.

A distribuição desses, que serão impressos, será feita em dias e horários específicos de acordo com o cronograma elaborado pela SME. O materiais deverão ser retirados pelos pais ou responsável pelo aluno nos dias e horários estabelecidos.  De acordo com a Instrução Normativa, os conteúdos presentes nas atividades remotas deverão relacionar-se às atividades já dominadas e trabalhadas presencialmente com os alunos neste ano letivo de 2020.

Ainda de acordo com o documento, os conteúdos aplicados nos materiais têm como objetivo principal manter o vínculo do aluno com o conteúdo científico formal trabalhado em sala de aula. Os pais ou o responsável deverá também devolver as atividades dentro dos prazos estabelecidos. O aluno receberá um kit com materiais básicos necessários para o desenvolvimento das atividades remotas.

Em um vídeo divulgado pela secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, ela instrui aos responsáveis para que façam a supervisão das atividades e pediu o comprometimento com as mesmas. “Pedimos para que os pais ou responsável organizem uma rotina para que as crianças realizem as atividades todos os dias, se possível no mesmo horário, como se elas realmente tivessem o compromisso de estar na escola”, explicou.

As atividades valem nota e garantem o fechamento do trimestre sem o prejuízo do ano letivo. Margareth ainda pediu a compreensão e reiterou o empenho máximo de todos. “Em tempos de pandemia é necessário rever, repensar e reorganizar os caminhos. Para isso contamos com a colaboração e o trabalho de todos. Estamos com saudades e esperançosos de que tudo isso logo vai passar. Então estejam preparados para receber esse material”, destacou a secretária.

Como será a participação dos educadores

Os docentes irão organizar os kits de materiais que serão entregues aos alunos, bem como participarão da entrega e recolhimento dos respectivos materiais conforme o estabelecido no cronograma. Cada um ficará em sua respectiva sala de aula. Todo o tempo em que permanecerem nas instituições de ensino será considerado carga horária de reposição. O professor será o responsável pela entrega, recebimento e correção das atividades.

Vale salientar que para fazer a retirada dos kits, os pais ou responsável deverá estar de máscara, utilizar-se de álcool 70% para higienizar as mãos e seguir todas as medidas necessárias contra o COVID-19. O conteúdo completo da normativa está disponível no link a seguir que leva ao Jornal Oficial nº 1.107 publicado na página da transparência do Município de Ibiporã.