Cultura e Turismo

Publicado em: 19/05/2020 18:24 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

Museus de Ibiporã participarão online da Semana de Museus

Em ação conjunta com os museus de Londrina, Rolândia e Cambé, os dois museus de Ibiporã (Histórico e Museu do Café) participarão de um encontro regional online, nesta quinta e sexta-feira (dias 21 e 22/5), como parte da programação da 18ª Semana Nacional de Museus (de 18/5 a 22/5), que teve de ser totalmente modificada devido às medidas de prevenção ao coronavírus.

O tema da 18ª Semana é “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Nos vários municípios inscritos haverá palestras, oficinas, divulgação do acervo e outras atividades, todas elas não-presenciais (ou seja, somente por meio da internet e redes sociais), já que os museus, teatros e bibliotecas de todo o Paraná estão fechados desde o dia 20 de março.

Na quinta (21), a partir das 14h30, haverá uma roda de conversa sobre o projeto “Inserção da memória Indígena” entre os representantes dos museus da região, transmitida da Sala de Multimeios do Museu Histórico de Londrina (MHL).

Na roda de conversa serão abordados aspectos da memória e das formas de vida, no passado e no presente, das três etnias indígenas que habitam esta região há milhares de anos, os Guarani, os Kaingang e os Xetá. Os pesquisadores participantes da roda de conversa serão Eduardo Tardeli, Fernanda Nasser, Genilda Rodrigues e Luis Henrique Mioto. Este projeto teve em 2019 patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

E na sexta (22), no mesmo horário, o encontro direcionado principalmente às entidades que trabalham com educação especial na região. De Ibiporã foram convidadas e deverão participar a APAE, Cadevi/Apadevi e Caesmi/Apasi A coordenação das atividades está a cargo das diretoras do Museu Histórico de Londrina, Edméia Ribeiro, e do Museu de Arte, Maria Luisa Fontenelle.

•21/05/2020 - 14h30 às 16h30

Apresentação da experiência e roda de conversa com os idealizadores da “Inserção da memória Indígena” na exposição de longa duração do Museu Histórico, com museus de Londrina Cambé, Rolândia e Ibiporã.

•22/05/2020 - 14h às 16h30

Encontro “Inclusão e Diversidade” entre equipes de Instituições de Ensino Especial e também dos museus históricos e de arte de Rolândia, Cambé, Ibiporã, Londrina, Cambé e Memorial Edson Henrique.

COMO PARTICIPAR - O encontros ocorrerão dias 21 e 22/05/2020, das 14h às 16h30, pela Plataforma Zoom. As entidades interessadas devem confirmar por e-mail até o dia 20/5. O link para participação no Encontro será enviado por e-mail.