Trânsito

Publicado em: 21/05/2020 12:56 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Em dia de TBT, DTrânsito relembra ações de educação no trânsito já realizadas em Ibiporã Ação realizada com os idosos do Centro de Convivência do Idoso (CCI)

De acordo com o Wikipédia, o Throwback Thursday, abreviado pela sigla “TBT”, é uma gíria que se tornou popular também no Brasil, que traduzida significa “Quinta-feira do retorno” ou “Quinta-feira da nostalgia”, e que costuma ser incluída em legendas para fotos e vídeos antigos que os usuários publicam na Rede Mundial de Computadores (Internet), às quintas-feiras.

Entrando na brincadeira, mas levando muito à sério o assunto, o Departamento de Trânsito (DTrânsito) de Ibiporã divulga um vídeo remember para recordar e rememorar as ações de educação no trânsito já realizadas no município nos últimos anos.

O “TBT” faz uma ligação com o que seria realizado neste mês com a Campanha Nacional Maio Amarelo, que neste ano de 2020 ocorre, mas de maneira online. Como várias ações estão impedidas de serem feitas por conta do enfrentamento ao vírus Covid-19, esta foi a maneira que os órgãos de trânsito encontraram para continuar conscientizando a população.

O DTrânsito não ficou de fora do assunto, e, com isso, o diretor do departamento, Euller Gualberto, lembrou de questões básicas necessárias que contribuem para um trânsito mais seguro. As ações em Ibiporã ocorrem mês-a-mês, de acordo com o calendário nacional do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e têm a participação de várias secretarias e órgãos da Administração Pública.

“Em nome da Administração Municipal, o Departamento de Transito agradece a participação e presença das secretarias envolvidas em várias ações realizadas pelo DTrânsito, bem como o apoio da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Detran do Paraná, que não medem esforços para atender as nossas solicitações”, agradeceu Euller Gualberto.

Assista ao vídeo que está disponível na página oficial da Prefeitura do Município de Ibiporã, no Facebook, clicando neste link https://www.facebook.com/ibiporaprefeitura/videos/894270097712478/?t=8

Campanha Maio Amarelo

Em razão da pandemia de coronavírus, em 2020 a campanha nacional Maio Amarelo será voltada para profissionais que prestam serviços essenciais ao país. Além de ser uma edição totalmente digital com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, a iniciativa segue a orientação das autoridades para respeitar o distanciamento social.

Este ano a campanha informa e orienta profissionais que estão nas ruas diariamente garantindo a saúde e segurança, e o abastecimento de todo o país durante o combate contra a covid-19. Com isso, as ações estão sendo focadas em taxistas, motociclistas, entregadores, caminhoneiros, funcionários de mercados, profissionais da saúde e agentes de segurança pública.

Campanha deste ano

A campanha será realizada por meio das redes sociais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e das instituições parceiras, como Ministério da Cidadania (Senapred), Ministério da Saúde (DASNT/SVS), DNIT, ANTT, PRF, Associação dos Detrans (AND), Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Sest/Senat e Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), entre outras. O ministério informou ainda que as ações presenciais serão realizadas somente em setembro.

Além disso, durante todo o mês de maio, a Esplanada dos Ministérios e diversos órgãos públicos estarão iluminados na cor amarela, representando a atenção na sinalização de advertência no trânsito.

Maio Amarelo Kids

Foi lançado um aplicativo chamado de Maio Amarelo Kids, que visa auxiliar crianças na educação de trânsito. O jogo está disponível gratuitamente nas lojas da App Store e Google Play para crianças de 7 a 14 anos.

Doações de Sangue

Uma das ações promovidas pelo maio Amarelo é a Campanha de Doação de Sangue, que visa contribuir com o aumento de estoque de sangue no país. As doações serão feitas de forma controlada para evitar aglomeração.

O que é o movimento Maio Amarelo?

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.