TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

 

Publicado em: 27/05/2020 14:40 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Cuidados contra a covid-19 devem ser intensificados no inverno


Whatsapp

 

A chegada de frentes frias no estado do Paraná derrubou as temperaturas drasticamente, e acendeu mais um alerta em tempos de combate à pandemia do novo coronavírus. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para essa semana indica que o município de Ibiporã vai enfrentar mínimas que podem chegar a 7ºC.

Condições climáticas podem influenciar a transmissão da Covid-19, climas frios e secos são favoráveis ao aumento da disseminação do vírus. Esse fenômeno, segundo pesquisas preliminares, pode ser explicado através de dois mecanismos: a estabilidade do vírus e o efeito do clima no hospedeiro. Apesar de recentes, os estudos apontam que o vírus possui uma preferência por condições frescas, tornando-se mais estável e consequentemente mais “forte”, em temperaturas amenas.

Porém ressalta-se que em qualquer época do ano o vírus está presente, mas no frio causa a queda de imunidade do organismo e favorece a multiplicação viral. Por isso é importante vacinar-se contra a gripe, pois, faz com que haja uma diminuição na procura por atendimento médico e internações de pessoas que tenham sido infectadas pelo vírus da Influenza, por exemplo, além de facilitar no próprio diagnóstico da Covid-19, já que as duas doenças possuem sintomas similares.

Práticas de prevenção que podem ser adotadas contra a Covid-19 neste inverno:

- Aumentar a hidratação do corpo ingerindo líquidos, já que as frentes frias diminuem as chuvas e umidade;

- Manter os ambientes abertos, frescos e arejados para que o ar circule e se renove;

- Agasalhar-se bem antes de sair de casa para proteger áreas expostas do corpo;

- A utilização da máscara e higienização adequada da mesma;

- Higienização das mãos;

- Prática da etiqueta respiratória ao tossir e espirrar também são essenciais.


Previne-se e redobre os cuidados! Vamos juntos tirar o coronavírus de circulação!