TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

Publicado em: 28/05/2020 15:34 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Alunos da Rede Municipal de Ensino agora também contarão com videoaulas

Alunos da Rede Municipal de Ensino agora também contarão com videoaulas Facebook da Secretaria Municipal de Educação será um dos canais de divulgação das aulas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou na última quarta-feira (27) uma segunda Instrução Normativa, que dispõe sobre a inserção de recursos audiovisuais à metodologia de ensino não presencial adotada para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares do ano de 2020, e também sobre a atuação dos profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino Fundamental e da Educação Infantil, do Maternal ao Pré II, devido à suspensão das aulas por tempo indeterminado, em decorrência do novo coronavírus – COVID-19.

Recentemente a SME passou a distribuir kits para atividades remotas. A intenção agora é complementar o material e criar mais um mecanismo de aprendizado para os alunos. Os professores e educadores produzirão videoaulas de acordo com a grade curricular do ano de 2020. Os alunos receberão um cronograma, o qual contemplará o programa de aula diário, com a identificação das videoaulas a serem assistidas e as respectivas atividades a serem realizadas, as quais, posteriormente, deverão ser devolvidas para correção.

As videoaulas serão disponibilizadas via internet, na página oficial da Secretaria Municipal de Educação, a qual deverá ser acessada por meio de um endereço eletrônico que será divulgado, onde estarão alocados os links de identificação das mesmas. Essas serão gravadas pela Secretaria Municipal de Educação e extraídas do Canal do Youtube da Secretaria Estadual de Educação e de outras fontes, de acordo com a grade curricular.

As atividades a serem desenvolvidas pelos alunos estarão diretamente vinculadas aos conteúdos das videoaulas. A Secretaria Municipal de Educação enviará periodicamente o Plano de Trabalho, por meio de e-mail, às instituições da Rede Municipal de Ensino no qual serão indicadas as videoaulas a serem assistidas pelos professores e educadores, a fim de que estes elaborem as atividades para seus respectivos alunos.

Suporte aos pais ou responsáveis

Caso seja necessário, as Instituições de Ensino disponibilizarão atendimento pré-agendado aos pais ou por meio do aplicativo de transmissão de mensagens instantâneas Whatsapp Business, que se dará de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h, e presencial por meio de agendamento prévio, de segunda, quarta e sexta-feira, de acordo com o atendimento das Instituições. Cada localidade será responsável por divulgar o número telefônico cadastrado no aplicativo Whatsapp Business aos pais de sua comunidade.

Retorno dos profissionais da Educação ao trabalho

A Instrução Normativa também trouxe informações importantes para a volta dos profissionais da Educação às suas respectivas unidades de trabalho. Ficam convocados os profissionais da educação, sejam eles da direção escolar, vice-direções, coordenações, professores, educadores, administrativos e operacionais, deverão cumprir suas atividades laborais presencialmente, a partir do dia 1º de junho de 2020.

Aqueles que possuem comorbidades elencadas na Tabela 5 do Protocolo de Manejo Clínico do coronavirus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, não estão convocados ao retorno presencial, ficando então incumbidos a realizar todas as atividades de trabalho de forma remota, com exceção, é claro, dos profissionais operacionais.

A carga horária trabalhada pelos profissionais em regime de home office correspondente ao seu turno de trabalho será computada como hora-atividade do professor. O documento completo está disponível para leitura neste link.

O cronograma das atividades online será divulgado em breve pela Secretaria Municipal de Educação. O recebimento e a devolução das tarefas executadas pelos alunos deverá respeitar o cronograma previsto no Plano de Trabalho a ser publicado periodicamente nas redes sociais oficiais da Secretaria Municipal de Educação (Facebook e Instagram) e na página oficial da Prefeitura Municipal de Ibiporã.