Saúde

Publicado em: 29/05/2020 12:28 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Entenda a diferença entre Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS)

Para entender melhor como funcionam os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e de emergência e urgência das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura Municipal de Ibiporã esclarece à comunidade quais as diferenças entre as casas de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a orientação começa pela Atenção Básica, que é a porta de entrada preferencial do SUS. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), popularmente conhecidas como postos de saúde, são locais onde o cidadão pode receber os atendimentos gratuitos essenciais para saúde das crianças, adultos e de idosos, requisições de exames por equipes multiprofissionais e acesso a medicamentos gratuitos, além de receber atendimentos essências como pré-natal, acompanhamento de hipertenso, diabéticos e tuberculosos.

Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) reorganiza a urgência e a emergência dos hospitais do SUS. Essas unidades são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como em casos de vítimas de acidentes, problemas cardíacos, febre alta, infarto e derrame.

A UPA atende sem a necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar. Nessa unidade, o usuário é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecendo em observação, e, se preciso for, ser removido ao hospital de referência. A UPA funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, para casos de urgência e emergência.
Estima-se que 90% dos problemas de saúde que chegam até essas unidades são resolvidos sem a necessidade de encaminhar o paciente ao pronto-socorro de um hospital.

Agora que você já sabe, procure buscar de maneira correta o melhor atendimento possível. Oriente seus familiares e conhecidos. Sendo assim, a organização é maior e melhor, e pacientes evitam ter que ficar aguardando as consultas.