TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

Publicado em: 04/06/2020 19:29 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Defesa Civil nacional reconhece o Estado de Calamidade Pública de Ibiporã

Uma notícia que pode ajudar a equilibrar a Prefeitura do Município de Ibiporã no combate ao novo coronavírus é o recente reconhecimento da Defesa Civil Nacional em relação ao Estado de Calamidade Pública decretado pelo prefeito João Toledo Coloniezi, no último dia 17 de abril de 2020.

Diante da situação, a Defesa Civil Municipal montou um dossiê documental e enviou à Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Paraná (CEDEC) e à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, informando tal Estado de Calamidade por conta da pandemia de COVID-19.

Com o reconhecimento, Ibiporã está apta a receber recursos federais e estaduais para combater o novo coronavírus. O município cumpriu todas as exigências contidas na Portaria 743/2020 publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

O coordenador da Defesa Civil de Ibiporã, Euller Gualberto, comemorou o reconhecimento e disse que o município ganhará muito com isso. “Essa é uma ótima notícia para a cidade. Fizemos todos os trâmites legais para sermos reconhecidos. A coordenadoria da Defesa Civil está satisfeita com o reconhecimento e isso mostra que estamos no caminho certo.”, comentou.

Pode-se definir como Estado de Calamidade Pública uma situação anormal provocada, por exemplo, por desastres ou doenças, que causem danos e prejuízos, e que impliquem no comprometimento da capacidade de resposta do poder público aos cidadãos e municípios.