Publicado em: 16/06/2020 12:24 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT

‘Arraiá em Casa’ de Ibiporã foi um sucesso

“Não é porque temos que ficar em casa, que vamos ficar sem fazer festa!” Com essa idéia e com o objetivo de levar alegria à população de Ibiporã e região neste momento de isolamento, devido à pandemia, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou três dias de transmissões ao vivo de uma festa junina diferente: o “Arraiá em Casa 2020”, de sexta a domingo à noite, com muita música, belas imagens das últimas festas de Ibiporã e vídeos inéditos de projetos desenvolvidos pela Secretaria, como o “Cozinha do Pioneiro – Sabores de Ibiporã”, que está recuperando a memória dos sabores de alguns povos que formaram o nosso município, por meio de receitas de família.

Uma equipe fez a apresentação dos programas em um cenário caipira, montado no Cine Teatro Padre José Zanelli e o público assistiu de casa pelo Facebook, fazendo cada família o seu “arraia” particular, devido à necessidade isolamento em razão da pandemia. O resultado foi muito acima do esperado: mais de 13.600 visualizações dos vídeos nos três dias de transmissão.

MAIS DE 13 MIL PESSOAS

“Ficamos muito contentes com o resultado e com o retorno que tivemos da população. Foram centenas de compartilhamentos e tivemos participação de pessoas de outros estados, que pela internet puderam matar a saudade da festa de Ibiporã. Dessa forma não deixamos de demarcar essa data tão especial para as famílias”, enfatizou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio.

“E não somente pessoas de outros estados assistiram às “lives”, mas também da Inglaterra, Portugal e Estados Unidos”, lembrou a jornalista Thainara Fernandes, colaboradora da Secretaria e que também estava envolvida por ter participado das três peças de teatro reprisadas nas “lives”. Esse levantamento, obtido através de dados da própria plataforma (fotos abaixo), mostram o alcance e a repercussão que têm as ações da Cultura na cidade, o que anima ainda mais a equipe a se dedicar.

No último dia de transmissão, o domingo, os vídeos mostravam público presente de municípios num raio de 100 km de Ibiporã, como Cornélio Procópio e Arapongas. “É uma mostra de que a nossa festa é regional”, frisa o secretário.

Apresentação: Agnaldo Adélio, Leander Lincoln, Edgard Lima

Equipe técnica: Samuel Tavares, Paulo Crincev, Jaime Kaster, Cecília Vogmann, Gabrielly Campos, Larissa Semprebom, Valdecir Lima e colaboradores

O QUE FOI MOSTRADO NOS TRÊS DIAS:

SEXTA (12) – shows e os melhores momentos da Festa de 2017, (resgatando as raízes regionais), quadrilhas, peça de teatro, apresentação do projeto “Cozinha do Pioneiro” e uma música em homenagem ao Sul do País, “Do fundo da grota”, apresentada pelos funcionários da própria Secretaria de Cultura

SÁBADO (13) – shows e os melhores momentos da Festa de 2018 (com o tema do Nordeste e muito forró), animação gráfica, cordel, xilogravura, brincadeiras, como o pau de sebo, e a peça de teatro “O casório de Lamparina e Valentina”.

DOMINGO (14) – os melhores momentos da Festa de 2019 (com o tema viola caipira), rancho cultural, túnel do amor, a “Cozinha do Pioneiro”, shows com Duduca e Dalvan, Mayck e Lyan, Hugo e Thiago, a peça de teatro “O sonho de João só” e muito mais!

- As ‘lives’ e os demais vídeos produzidos você pode conferir em nossa página oficial e também na Facebook da Prefeitura, que também transmitiu: