Assistência Social

 

Publicado em: 17/06/2020 16:42 | Fonte/Agência: De Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da Agência Estadual de Notíc

Estado credita segunda parcela do cartão “Comida Boa”


Whatsapp

 

O Governo do Estado dá início nesta segunda-feira (15) à segunda fase do Cartão Comida Boa, com o carregamento de mais uma parcela de R$ 50 nos vouchers dos beneficiários do programa. O valor pode ser usado exclusivamente para a compra de gêneros alimentícios da cesta básica nos estabelecimentos comerciais previamente cadastrados.


O benefício é voltado para quem está inserido no Cadastro Único (CadÚnico) nacional e atende aos requisitos estabelecidos no decreto 4570/20. Também são contemplados autônomos e microempreendedores individuais que tiveram a renda afetada pela pandemia, respeitando-se os critérios legais.


Segundo a Secretaria de Assistência Social, dos cinco mil cartões enviados para Ibiporã, cerca de 400 cartões ainda não foram retirados pelos beneficiários. “Estamos entrando em contato com essas famílias para que compareçam aos CRAS para retirar os vouchers com direito a segunda e terceira parcelas, pois conforme determinação do governo estadual, o cartão não é retroativo para a primeira parcela”, informa a secretária Lívia Suguihiro. A secretária acrescenta que os cartões serão entregues nos CRAS Centro e Gino Peretti até o dia 03 de julho. Após este período, os cartões não procurados serão devolvidos para o governo, conforme determina o decreto.


Para retirar o cartão, o beneficiário deve apresentar um documento oficial com foto e o CPF. Para evitar aglomerações, a orientação é que apenas o responsável pelo cadastro compareça para retirá-lo. Lembrando que o uso de máscara é obrigatório.

 

Como funciona 


O programa oferece um cartão, como um voucher, para compra de produtos alimentícios em mercados e estabelecimentos comerciais credenciados. Ao receber seu cartão com QR-CODE, o beneficiário terá seu CPF vinculado ao código, e poderá utilizar o crédito em até três meses.


A viabilização do projeto ocorre pelas secretarias estaduais da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), em parceria com os municípios, responsáveis pela distribuição dos cartões aos beneficiários.


Em Ibiporã, a compra dos gêneros alimentícios pode ser feita nos seguintes estabelecimentos:


- Mercado Zuza;

- Padaria Parada do Pão;

-Almeida Mercados;

- Mini Mercado Val;

- Mercado Continental;

- Casa de Carnes Almeida;

- Mercadinho Imperial;

- Panificadora Casagrande;

- Mercado Primevera;

- Supermercado Felix;

- Aumigos Pet;

- Gi Alves Bolos;

- Super Muffato;

- Supermercado Montana;

- Mercado Carvalho;

- Mercado Vale Verde;

- Panificadora Manuella;

- RR Mercado;

- Bar e Mercearia Santa Luzia;

- Supermercados Baza;

-Supersul;

- Mercado Sales


Informações sobre quem tem direito ao benefício, locais onde são distribuídos os cartões, assim como endereços dos estabelecimentos comerciais aptos a realizarem as vendas dos gêneros alimentícios, podem ser consultadas no endereço eletrônico www.cartaocomidaboa.pr.gov.br. O telefone 0800 200 4150 também pode ser utilizado.


CRAS/Ibiporã

CRAS Centro – 3178-0225/3178-0399 – Rua João Barreto, 105

CRAS Gino Peretti – 3178-0338/3178-0401 – Rua Cianorte, s/nº