Saúde

 

Publicado em: 30/06/2020 15:23 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta terça-feira (30)


Whatsapp

 

Termina nesta terça-feira (30) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Este ano, a vacina está disponível para: idosos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, professores da rede pública e privada, doentes crônicos e pessoas com condições clínicas especiais, crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias (puérperas).

 

Quem ainda não se imunizou deve procurar as Unidades Básicas de Saúde: Centro de Saúde, Serraia, San Rafael, La Fontaine (Agenor Barduco), Jardim John Kennedy e Taquara do Reino. A Secretaria de Saúde solicita que as gestantes e puérperas procurem a UBS do Jardim Bom Pastor para se imunizar. Não é necessário agendar.

 

 Para se imunizar, basta levar documento pessoal com foto, carteira de vacina, prescrição, laudo ou receita médica para pessoas com deficiência e portadores de doença crônica, e comprovante profissional para trabalhadores da saúde, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, transporte coletivo e professores.

 

 A vacina contra a influenza fornecida pelo Ministério da Saúde é composta por vírus inativado, e protege contra os três vírus que mais circularam no ano passado pelo hemisfério sul. São eles: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ela não evita a infecção pelo coronavírus, mas é especialmente importante porque protege a pessoa principalmente da contaminação e de quadros respiratórios mais graves e internamentos relacionados aos vírus da Influenza, contribuindo para o diagnóstico diferencial da Covid-19.

 

 

Sarampo

 

 

Também se encerra na próxima terça-feira (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Estão sendo imunizados, indiscriminadamente, adultos de 20 a 49 anos.

 

A vacina é importante, pois no Paraná ainda há a circulação do vírus que transmite a doença, altamente contagiosa. A vacina é a única forma segura de prevenção.