Educação

 

Publicado em: 10/07/2020 14:39 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Instrução normativa reorganiza os calendários escolares da Rede Municipal de Ensino


Whatsapp

 

Instrução normativa reorganiza os calendários escolares da Rede Municipal de Ensino Facebook da Secretaria Municipal de Educação será um dos canais de divulgação das aulas

A Secretaria Municipal de Educação publicou recentemente a instrução normativa nº003/2020, que reorganiza os Calendários Escolares para o ano letivo de 2020, para a Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos, mantidos pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, em razão da suspensão das aulas presenciais decorrente da Pandemia do COVID-19, a partir do dia 23 de março.


Desde o dia 12 de maio, a Rede Municipal de Ensino disponibilizou para os seus alunos o ensino não presencial, com o objetivo de garantir ao aluno o acesso ao conhecimento, bem como o cumprimento de carga horária. Kits de atividades remotas preparadas pelos educadores e professores, e mais recentemente videoaulas são as ferramentas de aprendizado utilizadas.

 

Conforme a instrução normativa, o Calendário Escolar do Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação Infantil (Maternal, Pré I e Pré II) contempla 800 (oitocentas) horas letivas, sendo estas presenciais e não presenciais. Caso as atividades presenciais sejam retomadas ainda este ano, a instrução prevê a utilização do ensino não presencial até 18 de dezembro como forma complementar ao ensino presencial.

 

Confira as novas datas do calendário escolar para o Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação Infantil (Maternal, Pré I e Pré II):

 

Período do Primeiro Semestre: 05 de fevereiro a 31 de julho;

Período do Segundo Semestre: 03 de agosto a 18 de dezembro;

Antecipação de 15 (quinze) dias de Férias de 2021: 23 de março a 06 de abril;

Reprogramação de período de Recesso: 07 de abril a 11 de maio;

Reprogramação da data de Conselhos de Classe: 08 de agosto e 12 de dezembro;

Feriados: 1º de janeiro, 25 de fevereiro, 10 e 21 de abril, 1º de maio, 11 de junho, 7 de setembro, 12 de outubro, 02 de novembro e 25 de dezembro.

  

O Calendário Escolar do Ensino Fundamental na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos contempla 300 (trezentas) horas letivas semestrais, sendo estas presenciais e não presenciais.

 

Início e término do 1º semestre para os alunos: 05 de fevereiro e 07 de agosto;

Início e término do 2º semestre para os alunos: 10 de agosto e 18 de dezembro.

 

Segundo o artigo 5º, a instrução normativa está sujeita a alterações de acordo com a evolução da pandemia de Covid-19 e mediante as futuras municipal, estadual e federal sobre a possibilidade ou não de retorno das atividades, inclusive para os dias 22 a 31 de dezembro.

 

 

Confira nos anexos o calendário escolar 2020 para o Sistema Municipal de Ensino: