TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

Publicado em: 13/07/2020 20:17 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Setor de Transportes Escolar e Turismo solicita apoio do governo municipal durante a pandemia

Setor de Transportes Escolar e Turismo solicita  apoio do governo municipal durante a pandemia Reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), na Sala de Reuniões do Gabinete

O prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, recebeu na manhã desta segunda-feira (13), na Sala de Reuniões do Gabinete, um grupo de representantes do transporte escolar e de turismo para discutir o apoio do governo municipal durante o período de pandemia da Covid-19. Segundo justificativa exposta no requerimento entregue ao prefeito, o setor de transporte escolar e turismo é um dos mais prejudicados pela pandemia, pois foi um dos primeiros a parar e, possivelmente, seja um dos últimos a retornar ao trabalho. “A categoria já completa mais de 100 dias sem atividades e faturamento, em decorrência da suspensão das aulas presenciais nas redes pública e particular. Com a paralisação dos serviços, milhares de famílias estão sem fonte de renda. Sem uma perspectiva de retorno das atividades, os transportadores amargam saldos negativos, com possível alastramento para falência. Em Ibiporã, cerca de 40 pessoas vivem desta atividade, entre proprietários, motoristas e monitores”, informa Jordão Fernandes, proprietário de uma empresa de transporte escolar e universitário, e que trabalha há 28 anos no setor.

A categoria reivindica a criação de um plano emergencial ao setor, contemplando a isenção do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), da taxa de alvará por um ano e um salário emergencial com distribuição de cestas básicas para os motoristas e monitores de vans, enquanto não houver o retorno das aulas.

Já ao Governo Estadual, a categoria solicita:

*isenção do IPVA por 1 ano;

* isenção das taxas de vistorias do DER por 1 ano;

*isenção das taxas de aferimento do tacógrafos por 1 ano;

* negociação junto às financeiras para que as parcelas sejam remanejadas para os finais de contrato sem juros;

* criação de financiamento para negativados uma vez que já estão negativados por atraso dos financiamentos de veículos:

* prorrogação das taxas de tributos da dívida ativa estadual;

* auxílio emergencial de 1 salário mínimo

Desde 23 de junho, a categoria vem negociando com a Prefeitura, por meio da empresária Thayre (uma das vanzeiras), o apoio financeiro emergencial. Recentemente o deputado estadual Do Carmo esteve em Ibiporã para discutir com o governo municipal um plano de socorro ao setor. O parlamentar e o deputado estadual Tercilio Turini estão intermediando apoio junto ao Governo do Estado, inclusive para estender para todo o Paraná este pacote de medidas.

Atualizando os presentes à reunião sobre a situação financeira do município e as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus tomadas pela Prefeitura, João Coloniezi informou que encaminhará o protocolo para manifestação do setor de Tributação e a Procuradoria Jurídica do Município. “Somos solidários às dificuldades da categoria neste momento extremamente difícil. Estes profissionais são quase que autônomos, ou microempreendedores individuais (MEIs), e como eles há várias outras categorias nas mesmas dificuldades. Essa crise exige responsabilidade. A Prefeitura apoiará tudo o que for legal”, assegurou o prefeito.

Também participaram da reunião e secretário de Agricultura, Abastecimento e  Meio Ambiente, João Odair Pelisson, o vereador Rafael da Farmácia e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Ibiporã (Conseg), pastor José Vilande.