TUDO SOBRE CORONAVÍRUS - COVID19

Publicado em: 27/07/2020 16:29 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Mulheres são maioria dos casos de Covid-19 em Ibiporã

O sétimo informe epidemiológico: Covid-19 elaborado pelo Centro de Operações em Emergências em Saúde Pública (Coesp) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado na última quinta-feira (23), aponta que a maioria dos casos confirmados do novo coronavírus em Ibiporã é de mulheres – 58,71%, contra 41,3% de homens.

O informe mostra que a faixa etária dos 40 aos 49 anos é a que possui mais casos confirmados da doença – 22%; seguida da faixa dos 20 aos 29 anos -21%. As crianças menores de nove são as menos acometidas pela Covid-19 em Ibiporã, correspondendo a 3% dos casos. O estudo também indica que 18,9% dos profissionais de saúde foram confirmados com o novo coronavírus.

Entre os casos confirmados, a grande maioria – 86,3% não apresentaram comorbidades (diabetes, hipertensão, asma, enfermidades hematológicas, doença renal crônica, imunodepressão (provocada pelo tratamento de condições autoimunes, como o lúpus, ou câncer), obesidade. No entanto, nos dois óbitos registrados até agora pela doença no município, as vítimas possuíam doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doença renal crônica.

Os sintomas mais comuns dentre os casos confirmados são: tosse, dor de garganta, febre e cefaléia. As Unidades Básicas de Saúde Centro de Saúde (posto central), Pérola e San Rafael foram as com mais casos confirmados da doença.

Os informes epidemiológicos divulgados pela SMS, bem como todas as informações sobre o coronavírus podem ser acessados no site da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio deste link: https://bit.ly/2EgQ5Uu.

Boletim Covid-19

O primeiro caso de Covid-19 em Ibiporã foi confirmado em 20 de abril. No dia 3 de junho, foi registrado o primeiro óbito – um homem de 71 anos portador de doença renal crônica e hipertensão arterial. No dia 6 de julho foi registrado o segundo óbito – uma mulher de 53 anos com as seguintes comorbidades - diabetes, hipertensão e doença renal crônica.

Segundo o boletim divulgado neste domingo (26) pela Secretaria Municipal de Saúde, dos 2.117 casos notificados em Ibiporã, 305 foram positivos para a Covid-19. Duzentas e cinco pessoas já estão recuperadas da doença, 95 seguem em isolamento domiciliar, duas estão hospitalizadas em enfermaria, uma em UTI e duas morreram em decorrência do novo coronavírus.

Duzentas e noventa e nove pessoas são monitoradas em domicílio e 127 casos suspeitos aguardam resultado de exames.