Saúde

 

Publicado em: 13/08/2020 14:05 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Servidores da Secretaria de Saúde são testados para a Covid-19


Whatsapp

 

Servidores da Secretaria de Saúde são testados para a Covid-19 Testes foram coletados pelas equipes de enfermagem das próprias UBS

Buscando rastrear eventuais casos e prevenir possíveis surtos de Covid-19 entre os servidores que atuam na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), testou recentemente todos os funcionários da pasta. Os testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde e distribuídos pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), por meio da 17ª Regional de Saúde, utilizam amostras de sangue da pessoa para identificar os anticorpos IgM/IgG. O material é coletado na ponta do dedo do paciente e o resultado é verificado após 15 minutos. Os indicadores IgM/IgG revelam se a pessoa teve ou não contato com o vírus.  

 

Os testes foram coletados pelas equipes de enfermagem das próprias Unidades Básicas (UBS), as quais foram capacitadas sobre a elaboração dos laudos dos testes rápidos e técnica de coleta de exames (RT-PCR e teste rápido). Conforme o secretário de Saúde, Paulo Zapparoli, os profissionais serão testados constantemente, possibilitando fazer um diagnóstico da infecção viral nos funcionários da Secretaria de Saúde para elaborar novas estratégias de controle e combate à Covid-19. “Esta ação mostra a preocupação do governo municipal com a saúde e segurança dos profissionais e pacientes que frequentam as unidades de saúde de Ibiporã”, conclui Zapparoli.

 


Imagens