Publicado em: 23/10/2020 18:59 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Campanha de vacinação contra a pólio e multivacinação termina dia 29 em Ibiporã

Campanha de vacinação contra a pólio e multivacinação termina dia 29 em Ibiporã Doses contra o sarampo, gripe e poliomielite também foram disponibilizadas no sistema drive-thru

As campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a poliomielite seguem até a próxima quinta-feira (29) em Ibiporã. Nacionalmente, a campanha vai até sexta-feira (30), contudo, neste dia, as Unidades Básicas de Saúde do município estarão fechadas em função do feriado em comemoração ao Dia do Servidor.

A vacinação contra a poliomielite é dirigida a crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos. A dose é oral, com a aplicação de duas gotinhas em cada criança. Já a campanha de Multivacinação, dirigida a crianças e adolescentes menores de 15 anos, oferece todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional na faixa etária indicada, entre elas as que previnem contra a tuberculose, hepatite B, meningite, pneumonia, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano, diarreia, varicela e contra o HPV.

No último sábado (17) aconteceu o Dia D de mobilização nacional, como forma de proporcionar o acesso à vacina de todas as famílias, pais ou responsáveis. Em Ibiporã, o Centro de Saúde, e as UBS do Serraia, San Rafael, La Fontaine (Agenor Barduco) e Bom Pastor abriram das 9 às 16 horas, e as do Jardim John Kennedy e Taquara do Reino das 8 às 12 horas, para imunizar a população.

Além das doses contra a pólio e multivacinação, houve imunização contra a Influenza (gripe), para pessoas acima de seis meses, e contra o sarampo (dose de reforço) para adultos de 20 a 49 anos. Como medida de segurança contra a Covid-19, as doses contra o sarampo, gripe e poliomielite também foram disponibilizadas no sistema drive thru (no carro) na UBS Central.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 1.032 doses no Dia D, sendo 340 contra a pólio; 252 da tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) e 440 de outras vacinas. Para os adultos que ainda não levaram as crianças para se vacinar, as doses estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde. Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação e Carteira de Vacinação. É obrigatório o uso de máscara de barreira. Para as crianças de um a quatro anos não é necessário agendamento. Já para as maiores de cinco, a SMS solicita que os pais ou responsáveis agendem um horário na UBS de referência, por telefone (3178-0350 e 3178-0351) de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou no site da Prefeitura: www.ibipora.pr.gov.br. A medida visa evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a SMS, caso a criança ou adolescente estiver com sintomas ou confirmação de Covid-19 deve se imunizar 14 dias após o término dos sintomas. Caso esteja isolada por ter contato com pessoa que esteja com suspeita ou confirmação da doença, deve se vacinar assim que for liberada do isolamento.

Meta

Em Ibiporã, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 2.646 crianças contra a poliomielite (95% do público-alvo). Contudo, conforme a Vigilância Epidemiológica, apenas 37,04% da meta foi atingida até agora. “Neste período de pandemia, muitos pais deixaram de levar os filhos aos postos, então este é o momento de deixar em dia a situação vacinal. Os índices de cobertura caíram em todo País nos últimos anos, colocando em alerta os profissionais da saúde. A erradicação de algumas doenças trouxe a falsa ideia do desaparecimento total e para sempre destes agravos. A vacinação é um ato de amor, além de ser segura e eficaz”, ressalta a coordenadora de Epidemiologia, Vanessa Luquini.

Gripe e Sarampo

Quem ainda não se vacinou contra a gripe e o sarampo também tem a chance de garantir a proteção até o dia 30 de outubro. A dose contra a Influenza (gripe) é indicada para pessoas acima de seis meses. O imunizante não possui restrições de grupos de risco ou segmentos.

Já a dose contra o sarampo (reforço) deve ser aplicada em adultos de 20 a 49 anos. A vacina é contraindicada para gestantes, quem teve reação grave a uma dose aplicada anteriormente e para pessoas com imunodeficiência clínica ou laboratorial grave (com sistema imunológico sem capacidade para reagir bem à doença). A Secretaria de Saúde orienta que caso a pessoa esteja com sintomas respiratórios aguarde a melhora para poder se vacinar.

As vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as UBS. Para se imunizar, basta levar documento pessoal com foto e carteira de vacina. Não é necessário agendar.

A vacina contra a influenza fornecida pelo Ministério da Saúde é composta por vírus inativado, e protege contra os três vírus que mais circularam no ano passado pelo hemisfério sul. São eles: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ela não evita a infecção pelo coronavírus, mas é especialmente importante porque protege a pessoa principalmente da contaminação e de quadros respiratórios mais graves e internamentos relacionados aos vírus da Influenza, contribuindo para o diagnóstico diferencial da Covid-19.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, altamente transmissível, que pode ser fatal. A transmissão ocorre através das secreções expelidas na tosse, no espirro ou na fala. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

Os sintomas mais comuns são febre alta, conjuntivite associada, olhos lacrimejantes e aversão à luminosidade, coriza, vermelhidão pelo corpo, mal-estar e tosse seca persistente. Após três dias de febre alta, em média, surgem as manchas avermelhadas pelo corpo, que duram cerca de 7 a 10 dias. O paciente fica convalescente devido à doença.