Publicado em: 19/11/2020 14:50 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Hospital Cristo Rei faz prestação de contas à Prefeitura e Governo Estadual

O interventor do Hospital Cristo Rei de Ibiporã, Paulo Boçois de Oliveira, reuniu-se na última quinta-feira (29), na Prefeitura Municipal de Ibiporã, com o diretor executivo de Saúde e chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Geraldo Biesek, o prefeito João Coloniezi, o secretário municipal de Saúde, Paulo Zapparoli, e representantes da 17ª Regional de Saúde, entre eles a diretora, Maria Lucia Lopes, para fazer uma prestação de contas objetivando avançar no processo de desintervenção judicial do hospital. O HCR está sob intervenção desde maio de 2014, quando a Justiça determinou o afastamento de todos os membros dos conselhos diretor e fiscal suspeitos de participação no desvio de recursos.

Segundo Oliveira, com a recontratualização assinada com o Governo Estadual, o hospital está conseguindo atender as demandas tanto de atendimento quanto de pessoal. A mudança de contrato assegurou o aumento de 4.139 procedimentos e 106 autorizações para internamento de urgência e emergência e procedimentos eletivos. Por conta disso, o hospital passou a receber mais R$ 336.384,06 em sua receita mensal. A recontratualização é um modelo de financiamento em que os hospitais recebem de acordo com o histórico de procedimentos. “Com essa reformulação, o hospital está conseguindo equilibrar as finanças e dar um suporte para a equipe médica e colaboradores. Já foi possível zerar nossa folha de pagamentos e estamos com as despesas correntes em dia. Em breve, a direção do HCR juntamente com o Ministério Público se reunirá para estabelecer um cronograma de encerramento do processo de intervenção judicial, retornando a gestão para a Associação da Santa Casa de Ibiporã”, mantenedora do HCR”, adiantou o interventor.

Oliveira aproveitou a oportunidade para apresentar os projetos a curto prazo para o HCR. “O Pronto Socorro está sendo ampliado, e ganhará dois banheiros e climatizadores, oferecendo mais conforto aos pacientes. Também estamos estruturando o Centro de Diagnóstico por Imagem. Dentro de 60 a 70 dias teremos um tomógrafo. Atualmente, Ibiporã não tem este aparelho, nem mesmo na rede particular. Também será instalado um aparelho de raio-x, o qual foi adquirido por meio de um recurso do Governo Federal para o enfrentamento à Covid-19. Com isso, vamos substituir o atual equipamento, que é alugado. O hospital passou a contar recentemente com um ultrassom. Já estamos ofertando este serviço de segunda a sexta, e vamos ampliá-lo para todos os dias da semana. “Estas aquisições permitirão ampliar a oferta de atendimentos de alta complexidade, evitando os deslocamentos dos pacientes para Londrina, oferecendo um atendimento mais rápido e resolutivo à população”, enfatizou o diretor do HCR.

Na oportunidade, o interventor também destacou o aporte mensal de R$279 mil da Prefeitura, o qual é utilizado no pagamento dos honorários médicos e no cumprimento de metas para os serviços médicos contratados pelo Município.

Satisfeito com a reunião, Geraldo Biesek salientou que com a recuperação financeira, o HCR voltou a ganhar confiança e credibilidade por parte da população. “Os Governos Estadual e Municipal fizeram uma mobilização conjunta, de forma que os recursos fossem aportados, encaminhamos uma quantidade boa de insumos e materiais, atualizamos o pagamento dos recursos que estavam atrasados, na modalidade de subvenção, e depois a mudança da gestão, quando o Paulo assumiu, vários projetos que ele propôs foram implementados, ampliou-se a oferta de serviços. A política do governo é a regionalização da assistência à saúde, e isso se faz organizando os serviços de maneira descentralizada, fortalecendo-os, e trazendo esta população que precisa ser assistida para estas unidades”, defendeu.

Atendendo a uma média mensal de cerca de cinco mil pacientes, o Cristo Rei é o único hospital filantrópico de Ibiporã, o qual presta atendimento médico hospitalar aos munícipes de Ibiporã e pelo menos outros cinco municípios vizinhos - Alvorada do Sul, Assaí, Jataizinho, Primeiro de Maio e Sertanópolis, sendo referência para uma população de aproximadamente 121 mil habitantes. “Os investimentos que estão sendo feitos oportunizarão a oferta de serviços na área da saúde cada vez mais especializados, e com qualidade, rapidez e resolutividade. Ibiporã só tem a ganhar”, concluiu o secretário de Saúde, Paulo Zapparoli.