Publicado em: 19/11/2020 15:04 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Sinalização é readequada para implantação do estacionamento rotativo

A sinalização horizontal e vertical de vias da área central de Ibiporã que integrarão o sistema de estacionamento rotativo está sendo readequada. Conforme previsto em contrato, o serviço de demarcação das vagas e instalação de placas é de responsabilidade da G2 Empreendimentos e Logística LTDA, de Cornélio Procópio, empresa vencedora da licitação, e que será responsável pela instalação, manutenção e administração do rotativo.

A sinalização está sendo instalada respeitando as normas atuais da legislação vigente – Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e NBR9050 (acessibilidade). Conforme a resolução 303 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 5% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público devem ser utilizadas exclusivamente por idosos. Já a resolução 304 estabelece a obrigatoriedade de reservar 2% das vagas em estacionamento regulamentado de uso público para serem utilizadas exclusivamente por veículos que transportem pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção.

Segundo o secretário de Obras, José Camilo de Souza, a adequação da sinalização e instalação dos parquímetros deve ser concluída dentro de um mês. O segundo passo da empresa será a divulgação do rotativo e orientação aos usuários. “Nas primeiras semanas o trabalho será focado na orientação, sem cobrança de multas”, informa o secretário.

Estacionamento Rotativo Terra Bonita

Inicialmente serão disponibilizadas 703 vagas de estacionamento rotativo na área delimitada pelos seguintes logradouros: Avenida Santos Dumont /Avenida Paraná (trecho entre Rua Osvaldo Cruz e André Sert, Rua Manoel Ribas; Rua Paulo Frontim (trecho entre Mário de Menezes e Souza Naves, Rua Dezenove de Dezembro (trecho entre Mário de Menezes e Pe. Vitoriano Valente; Rua Dom Pedro II (trecho entre Mário de Menezes e Primeiro de Maio); Av. José Bonifácio (trecho entre Mário de Menezes e Primeiro de Maio); Avenida Engenheiro Francisco Beltrão (trecho entre Avenida Paraná e Rua André Sert); Rua Primeiro de Maio (trecho entre Rua Dom Pedro II e Rua Vicente Machado) e Avenida Souza Naves (trecho entre Avenida Santos Dumont e Pe. Vitoriano Valente)

Conforme o decreto nº379, de 2 de dezembro de 2019, o estacionamento rotativo nas áreas delimitadas funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Não haverá cobrança aos domingos e feriados em todo o período, aos sábados das 12 às 24 horas e, nos demais dias da semana, das 18 às 8 horas.

A utilização do estacionamento compreenderá períodos máximos de meia, uma ou de duas horas de permanência. O condutor deverá renovar o cartão, antes do seu vencimento, com 15 minutos de tolerância. Conforme o decreto, as motocicletas não pagarão estacionamento rotativo, desde que estacionadas em lugares próprios demarcados.

A isenção também será concedida para idosos, deficientes, veículos pertencentes à administração direta, indireta e fundacional do Município, do Estado e da União, desde que estejam devidamente identificados; ambulâncias; veículos da Câmara Municipal de Ibiporã; para vagas de carga e descarga no período compreendido das 8 às 10 horas e das 16 às 18 horas; veículos a serviço da imprensa, desde que devidamente identificados, e veículos oficiais de Justiça da Comarca de Ibiporã.

O valor a ser cobrado pelo uso da vaga comum/convencional será de R$1,80 por uma hora e R$0,90 por meia hora.  Na vaga de carga e descarga a taxa será de R$3,80 a hora e R$1,90 para meia hora. A diária para caçamba será de R$11,75. Os valores estão dentro do padrão do que é praticado nos serviços de estacionamento rotativo de municípios da região.

O condutor poderá adquirir o cartão de estacionamento, antecipadamente, nos postos autorizados ou com um dos atendentes de trânsito, que preencherá o cartão, conforme o tempo solicitado, e colocará de modo visível no interior do veículo. Também serão disponibilizados parquímetros e um aplicativo para pagamento da taxa. O motorista deverá renovar o cartão, antes do seu vencimento, com 15 minutos de tolerância. No caso de não colocação do cartão e sua não renovação, o usuário terá quatro dias úteis para proceder à regularização, que corresponderá ao pagamento de 10 horas de estacionamento, sendo que 50% desse valor serão devolvidos em forma de horas para estacionamento por meio de cartão de estacionamento. Além de que, o condutor do veículo estacionado irregularmente estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

A previsão de arrecadação mensal com a exploração do serviço é de R$ 121.174,70. O principal objetivo da implantação do sistema rotativo em Ibiporã é o de proporcionar a democratização do espaço público, e, consequentemente, garantir uma rotatividade de veículos de forma organizada e ordeira; alem de auferir, para o município, a receita para constantes melhorias no trânsito. “Com o rotativo, a oferta de vagas será multiplicada por quatro usuários/dia por vaga no quadrilátero central”, comenta o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DTransito), Euller Gualberto. De acordo com o sistema de frota disponível no sistema do Detran/PR, o município tinha em fevereiro deste ano (última atualização) 33.824 veículos cadastrados para cerca de mil vagas na área central. Segundo estimativa anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ibiporã possui atualmente 55.131 habitantes.