Assistência Social

 

Publicado em: 25/11/2020 15:54 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher


Whatsapp

 

A data de 25 de novembro é marcada como o dia internacional de luta pelo fim da violência contra a mulher. O dia foi escolhido para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.


O dia, que faz parte dos “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em março de 1.999 com o objetivo de prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo. Este ano, o tema da campanha é “Onde você está que não me vê?”, e pretende dar visibilidade às mulheres e meninas que enfrentaram a violência durante a pandemia da covid-19.


A situação de isolamento social devido à pandemia tem potencializado os casos de violência contra as mulheres em todo o mundo. Em Ibiporã, 115 mulheres vítimas de violência foram atendidas pela rede de serviços este ano, sendo a maioria novos casos. Em 2019, o CREAS fez o acompanhamento de 51 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.


Em setembro, começou a funcionar em nossa cidade a Coordenadoria de Atendimento à Mulher de Ibiporã (Cami). Funcionando junto à delegacia, o serviço realiza uma escuta e acolhida qualificadas às mulheres em situação de violência, além de fazer os encaminhamentos necessários.


Além de serem acolhidas por uma psicóloga e assistente social, as vítimas recebem orientações sobre medidas protetivas, Lei Maria da Penha, direitos, ciclo e tipos de violência.


Basta de violência contra a MULHER! Vamos lutar juntos por isso!

 

Denuncie!

 

Polícia: Se o crime está acontecendo no momento ou ocorreu há pouco, a vítima deve acionar a Polícia Militar pelo telefone 190 ou comparecer a uma Delegacia da Polícia Civil;

 

Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgãos competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

 

Coordenadoria de Atendimento à Mulher de Ibiporã (Cami) – 3178-0299. Avenida dos Estudantes, 1.046 (sede administrativa da Polícia Civil). Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.